Dicas para vender nas redes sociais
Bons vendedores sempre usaram o relacionamento para gerar negócios. Até mesmo aqueles que iam de porta em porta vender panelas iniciavam uma longa conversa antes de fazer a oferta. Muitas inovações depois, essa estratégia ainda é um sucesso. Mas, para quem quer dominar o social selling nos dias de hoje, um mergulho nas dicas para vender nas redes sociais é essencial.
Então, vamos chamar o Sr. Pedro, vendedor de panelas em 1993, para fazer social selling, afinal de contas, as portas do comércio eletrônico estão abertas para todos, não precisa pedir para entrar, mas é essencial saber atrair e converter leads nesse novo terreno.
Como todo bom vendedor e dono de seu próprio negócio, ele logo entenderá que o social selling é uma estratégia para encontrar, conectar e gerar negócios pelas redes sociais muito eficiente, afinal de contas:
- permite que ele interaja e dê atenção a diversos potenciais clientes;
- pode ser considerada uma estratégia de baixo custo, ou, em alguns casos, livre de investimentos;
- conecta seu negócio a milhares de interessados, permitindo segmentar o público; e
- é o futuro, Sr. Pedro!
Garantir que suas ações de vendas sejam escaladas e sem um aumento do investimento para tal é uma razão bem convincente, mas não só para o Sr. Pedro, e para você, gestor. Muitas empresas também curtiram esses benefícios e estão apostando forte no social selling.
Então, o que fazer? Diferenciar-se de todos eles com as dicas para vender nas redes sociais que separamos para seu e-commerce. Confira!
1. Estabeleça uma marca pessoal
Quando Sr. Pedro ia visitar seus potenciais clientes, usava um carro todo adesivado com a marca das panelas que vendia, mas nada chamativo, e sim com informações e imagens que davam credibilidade e até um ar de elegância para seus produtos. Ele usava roupas modernas e sempre dava dicas de alta gastronomia. Muitos acreditavam que ele era um chef de cozinha internacional.
Essa era a marca pessoal do Sr. Pedro em suas vendas diretas, e ela é igualmente importante nas redes sociais. Mas atenção, a identidade visual — ou seja, os adesivos, logo ou foto do perfil no Instagram, por exemplo — representa apenas uma pequena parte dessa estratégia.
O que essas imagens dizem e a conclusão que potenciais clientes tiram quando interagem com a marca ou leem a respeito dela são os elementos importantes. Ou seja, é a credibilidade e a elegância que o veículo do Sr. Pedro transmitia, ou sua imagem de autoridade da cozinha, quando dava dicas gastronômicas.
Para estabelecer sua marca pessoal, pense em respostas para perguntas, como:
- Que percepções e sensações seu e-commerce gera?
- Como os clientes descrevem seu negócio?
- Quais são os valores intangíveis dos seus produtos?
2. Gere leads e faça um fluxo para sua nutrição
Essa o Sr. Pedro também fazia, ele visitava algumas dezenas de casas, anotava contatos, passava receitas e jogava conversa fora. Dava opiniões para seus potenciais clientes no dia da feira do bairro.
Transplantando essa dinâmica para o ambiente virtual, tudo isso é perfeitamente possível. Ao publicar um vídeo de receitas no Facebook, por exemplo, o Sr. Pedro pode atrair novos interessados, interagir nos comentários, oferecer uma newsletter ou livro de receitas para captar os e-mails de seus seguidores e, ainda, participar de fóruns de pessoas com interesse em gastronomia e itens de cozinha.
Essas interações contextualizadas, que têm a ver com o produto do Sr. Pedro, são uma forma de nutrir relacionamentos, e, ao mesmo tempo, convencer gradativamente que os leads precisam de panelas antiaderentes, vermelhas ou de determinada marca. Ou seja, esse fluxo garante que os contatos realizados conduzam as ações para a conversão da venda.
3. Tenha engajamento positivo para seu social selling
Quanto melhores e mais criativas forem essas interações no fluxo de nutrição e geração de leads, maior será o engajamento, ou volume de respostas dos leads. Na verdade, a gestão do social selling, por si só, é um ponto considerado um diferencial do negócio, pois, de forma resumida, representa o modo como o e-commerce valoriza o relacionamento com seus clientes.
Se o Sr. Pedro vende um conjunto de panelas e elas são extraviadas. O cliente pode usar as redes sociais para fazer uma reclamação e criticar seu e-commerce.
A rápida identificação e atuação na resolução da situação, no entanto, pode ser transformada em um trunfo. Com isso, o Sr. Pedro mostrará que tem uma boa infraestrutura comercial, inclusive para contornar problemas, além, é claro, de demonstrar como a satisfação de seus clientes está sempre em suas prioridades.
Ou seja, é possível explorar qualquer situação, data ou ocorrência para criar interações nas redes sociais que engajam. Uma ótima dica para isso, aliás, é conhecer exatamente quem é a sua buyer persona, ou representação do comprador ideal.
Isso permitirá que as postagens e o envio de ofertas de produtos sejam ainda mais personalizados.
4. Entregue valor nas interações
Cada rede social tem um apelo maior, seja visual, seja para textos. Para entregar valor, o Sr. Pedro precisa, primeiramente, saber em quais redes sociais seus potenciais clientes estão. Quem compra panelas tem gosto ou necessidade de cozinhar, certo?
Nas redes sociais, as interações são virtuais e nem sempre em tempo real, ou seja, precisam de garantias para que o conteúdo seja compreendido. Plataformas com opções de vídeo e imagem, portanto, podem ser as mais adequadas.
A escolha do formato da mensagem é uma forma de garantir que o valor do conteúdo será percebido. Além disso, a linguagem utilizada e o conteúdo, propriamente, precisam ser relevantes e estratégicos. Lembra que falamos sobre o fluxo de nutrição? A ideia não é conduzir o lead a tomar a decisão de compra?
Pois então, os conteúdos precisam ir aprofundando os argumentos gradativamente, mostrando, aos poucos, os valores do negócio. O ideal é que eles intercalem produções próprias, estatísticas ou pesquisas que ajudem a entender os diferenciais dos produtos, comentários e percepções de outros clientes que demonstrem a satisfação com a loja virtual etc.
5. Busque sempre novas dicas para vender nas redes sociais
Por último, siga o exemplo do Sr. Pedro. Ainda que ele seja um personagem fictício, a verdade é que ele representa muitos negócios que decidiram se reinventar e apostar no ambiente virtual. O esforço de inovar deve ser contínuo e a busca por novas ideias e dicas deve ser constante.
Quando o conceito de social selling é empregado devidamente, a geração de oportunidades de compras e o volume efetivo de negócios são sustentáveis e crescentes, ou seja, é possível converter boas vendas no presente e garantir mais delas para o futuro, que é o foco das dicas para vender nas redes sociais que zelam a construção do relacionamento com o cliente. Também é fundamental que essa estratégia esteja em sintonia com outras ações de marketing, como as promoções do e-commerce.
Quer algumas sugestões de como elaborá-las? Confira, então, 7 dicas e ideias de promoções para seu e-commerce.
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