Black Friday – Vídeos no e-commerce

Black Friday Vídeo no e-commerce

Dicas para Black Friday 

Black Friday, os gestores de e-commerce têm aprendido a usar diversas ferramentas para crescer ao longo do tempo. Plataformas de vídeo podem ser uma alternativa ideal para quem busca diversificação de conteúdo e aproximação com a sua base de fãs.

Para se ter uma ideia do crescimento do consumo de vídeo, o Youtube divulgou, no dia 19 de setembro, os resultados de sua pesquisa anual sobre tendências de consumo da plataforma. Neste estudo foi identificado um aumento de, aproximadamente, 24% no consumo de vídeos em relação a 2017. O usuário, hoje, consome, em média, 19 horas de conteúdo por semana e esse montante pode ser aplicado em benefício da sua loja.

Black Friday - Vídeos no e-commerce
Black Friday – Vídeos no e-commerce

Youtube Wins

Superando muito os concorrentes, segundo o estudo, 44% dos entrevistados usam o YouTube como canal preferido para assistir a vídeos online. Em seguida, vem o Netflix, que tomou o lugar do WhatsApp no comparativo de 2017.

E qual o melhor modo de engajar o usuário que consome conteúdo? Como falar com o seu público da maneira correta? O primeiro passo é entender o seu público!

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Publicidade assertiva

Provando que a tendência do Youtube está cada vez mais alinhada com as necessidades das marcas e lojas virtuais, a pesquisa confirmou o aumento de conversão cinco vezes maior que 2017.

De acordo com Cauã Taborda, gerente de comunicação do YouTube América Latina.  “Existe um amadurecimento das marcas e empresas no entendimento dos conteúdos, que de fato movimentam as empresas”. Entretanto,a partir disso a própria plataforma também cresceu e amadureceu como um todo, assim como seus anunciantes.

E como o público passou a ser mais seletivo, oito em cada dez brasileiros utilizam o YouTube para se informar antes de tomar uma decisão de compra.

“As marcas perceberam que o consumidor está muito mais informado, que ele usa todas as ferramentas disponíveis para se informar durante a sua jornada de decisão”, afirmou Maria Helena Marinho, gerente de Insights da empresa. “O brasileiro entendeu que o on demand veio para ficar”, concluiu.

Maior plataforma de vídeo

Desta forma, o Youtube é a maior plataforma de vídeos, gerando diariamente mais de 1 bilhão de horas de conteúdo e tráfego exponencial, sendo primordial para que as empresas divulguem suas marcas, serviços e produtos, através de vídeos, caso queiram acompanhar as tendências do mercado. Logo abaixo temos algumas informações fornecidas pelo próprio YouTube:

  • O Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários, ou seja, quase um terço da Internet
  • Somando as bilhões de visualizações diárias, os usuários do YouTube juntos somam mais de 1 bilhão de horas assistidas na plataforma.
  • Só em dispositivos móveis, o YouTube atinge mais pessoas entre 18 a 34 anos nesse público dos EUA do que qualquer canal de TV.

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Black Friday - Vídeos no e-commerce
Black Friday – Vídeos no e-commerce

Sua empresa já está trabalhando com o Youtube? A melhor maneira de se alcançar o público é estando onde ele habita, se você não possui um canal no Youtube, não deixe para depois e trace uma estratégia para extrair o melhor desta oportunidade. As interações feitas através dessa rede social podem trazer bons frutos, quando você sabe o que quer e como chegar no seu público, listamos 5 dicas para você dar esse primeiro passo.

Vídeos no e-commerce
Vídeos no e-commerce

Com alguns cuidados você poderá obter os melhores resultados nas pesquisas da rede, confira algumas dicas abaixo:

1º. Nome do arquivo submetido

Renomeie o arquivo para algo de que se trate o vídeo. Exemplo: ao invés de video_01.mp4, utilize:

  • video-agencias-digitais-especializadas-em-ecommerce.mp4

Dessa forma, o YouTube vai entender o tema principal do seu vídeo para localizá-lo.

2º. Título

O título deve ter entre 20 e 60 caracteres e conter a palavra-chave em foco no título. Utilize palavras-chave que façam sentido para o seu público-alvo. Exemplo: “como escolher uma agência digital especializada em e-commerce”.

3º. Descrição

O tamanho mínimo recomendado para uma descrição são de 300 caracteres. Crie um texto semântico com palavras-chave e adicione links para suas redes sociais. Assim, os clientes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a sua loja, e você pode conquistar mais seguidores.

4º. Adicione telas finais

Engaje mais seus seguidores adicionando telas finais atraentes aos seus vídeos. Elas são exibidas em dispositivos móveis e em desktops. Use telas finais nos seus vídeos para:

  • direcionar os espectadores para outros vídeos, playlists ou canais no YouTube;
  • incentivar inscrições no seu canal;
  • promover seu website, produtos ou campanhas.

As telas finais são exibidas durante os últimos 5 a 20 segundos dos vídeos. Sendo assim, os vídeos precisam ter ao menos 25 segundos de duração para exibir uma tela final.

5º. Adicione o vídeo a playlist

Playlist é uma forma do usuário passar um tempo maior no seu canal, aumentando o tempo de visualizações dos seus vídeos.

No geral, você precisa aplicar e mensurar toda alteração, possibilitando assim entender quais foram as mais efetivas, e quais precisam ser afinadas para maximizar a conversão. Estamos nos aproximando de datas super importantes para o e-commerce: Black Friday e Natal, então é fundamental se atentar aos detalhes e documentar a ações realizadas.

Black Friday chegando

Lembre-se, a Black Friday está chegando e segundo dados oficiais da Black Friday, no ano passado o evento movimentou mais de R$ 2 bilhões em vendas no País, além de gerar um aumento de consumo de mais de 10% entre os anos de 2016 e 2017.

Em datas como estas, que podem até duplicar a quantidade de encomendas enviadas em um único dia, os e-commerces devem ficar atentos, sobretudo, à logística. A alta da taxa de frete, por exemplo, é o principal motivo de abandono de carrinhos. Já o atraso na entrega e a falta de informações sobre a localização das compras são fatores que aumentam, e muito, as reclamações e a infidelidade dos consumidores.

A Black Friday é uma época de grande visibilidade e giro de vendas. Na sexta-feira de liquidação, as lojas vendem em média 10% a mais do que nos dias comuns.

Por isso é importante estar preparado para atender a enorme demanda de novos negócios!

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