O que fazem as empresas de desenvolvimento de lojas virtuais?
Entenda toda a jornada de desenvolvimento da sua loja virtual, e itens adicionais que podem fazer toda diferença para o seu negócio!
Desenvolvimento de lojas virtuais. De acordo com alguns especialistas, vendas por meio de lojas virtuais ultrapassarão U$2 trilhões nos próximos anos. Entretanto, esta é uma das indústrias que mais crescem e mais se valorizam com o passar do tempo.
Um mercado tão atrativo faz com que cada vez mais negócios queiram operar no mundo digital. Mas, para que isso ocorra de forma efetiva, é preciso se preocupar com a forma como o desenvolvimento de lojas virtuais é feito.
Quer entender a importância e as atribuições de uma empresa responsável pela criação de um e-commerce? Confira os tópicos a seguir.
O que faz uma empresa de desenvolvimento de lojas virtuais?
Se sua marca não está no mundo digital, ela não existe. Essa máxima pode parecer exagerada. Mas a verdade é que empresas que não se posicionam no mundo online perdem mercado e relevância. Desta forma, o consumidor pesquisa na internet a melhor forma de atender seu desejo ou resolver sua necessidade e, então, assim que a decisão é tomada, inicia-se o processo de compra.
É nessa jornada que atuam as empresas que desenvolvem e-commerces. O profissional qualificado tem o papel de entender como sua loja se posicionará no mundo virtual, conquistará clientes e gerará receita. Em contrapartida, a partir dessa compreensão, são executados os seguintes passos para garantir a funcionalidade, a estabilidade e a coerência do site:
- criação do mapa de conteúdo e redação dos materiais;
- prototipação e criação do layout;
- programação, escolha das tecnologias e desenvolvimento;
- geração do domínio e hospedagem do site.
Para que não restem dúvidas, abordaremos cada uma das etapas executadas pelas empresas de desenvolvimento de lojas virtuais a seguir.
Qual deve ser o conteúdo do meu e-commerce?
Conteúdo é vital para o sucesso de uma loja virtual. Todavia, se escolhido de forma efetiva, ele criará uma proposta de venda convincente, fará o consumidor voltar ao site e potencializará o tempo de permanência na página. Entrenato, a escolha das informações erradas, pelo contrário, levará o cliente diretamente ao site do concorrente.
Para que uma loja virtual tenha sucesso, ela precisa conter os três tipos de conteúdo a seguir:
Ótimas descrições de categorias
Uma categoria é uma rede que captura um alto volume de tráfego e direciona para a página de vendas de um site. Ela é escrita a partir de uma palavra-chave específica que representa um grupo de produtos ou marcas.
É preciso escolher sabiamente o grupo de palavras que serão responsáveis pelas categorias. Desta forma, é preciso:
- conhecer bem a audiência e o que ela pesquisa;
- explicar na descrição da categoria como os produtos resolvem as suas necessidades;
- criar uma estrutura de hiperlinks para outras categorias.
Descrições de conteúdos convincentes
A descrição do produto é como se fosse o vendedor do site. Porém, é a partir dela que uma venda é concretizada ou perdida. Para isso, é preciso escolher o tom de voz correto e não apenas listar as características do que está sendo vendido, mas como elas farão diferença no dia a dia do consumidor.
Importância do blog
Além de ser uma ótima forma de garantir o bom ranqueamento do site nas ferramentas de busca, o blog é um canal para engajar com os consumidores da marca, ganhar a lealdade do cliente e nutrir os leads ao longo do funil de vendas. Entretanto, tudo deve ser feito de forma calculada! Por isso, conte com a ajuda de uma empresa especializada para:
- postar conteúdos com regularidade;
- criar uma boa estrutura da SEO on e off page;
- escolher um bom tom de voz;
- definir um calendário editorial;
- criar e distribuir newsletters frequentemente.
Como escolher o layout da minha loja virtual?
A escolha do layout para o e-commerce é uma das etapas mais importantes do processo de criação do novo site. Desta forma, será o layout que mostrará ao consumidor que seu site é confiável, além de chamar a atenção e incentivar a compra.
A empresa responsável pelo desenvolvimento da loja virtual garantirá, por meio do layout correto, que seu site tenha:
- um bom esquema de cores: assim, o conteúdo será legível e — de acordo com a psicologia das cores — provocará a reação esperada do visitante;
- navegação fluida e fácil: para que não sejam necessárias infindáveis telas para conseguir fazer uma compra;
- confiança, segurança e seriedade: seu site precisa passar profissionalismo e qualidade;
- garantia de que a barra de buscas funcione e entregue bons resultados.
Quais são as tecnologias por trás de um e-commerce?
Para um e-commerce funcionar, é preciso que os componentes front end (o que o consumidor vê na página) e back end (contabilidade, gestão de pedidos, gestão de estoque, serviço ao cliente) estejam alinhados e em perfeita operação.
A empresa responsável pelo desenvolvimento da loja virtual será também a responsável pela programação de todos esses componentes. Além de ajudar na escolha da melhor plataforma de e-commerce para as necessidades do seu negócio.
As principais funcionalidades de uma boa plataforma devem ser:
- funcionar em um único software;
- fornecer uma visão 360° do consumidor;
- gerenciar os pedidos de forma inteligente;
- entregar boa experiência ao consumidor.
O que são o domínio e a hospedagem?
Domínio é o endereço que será digitado no browser no momento em que o consumidor desejar visitar a sua página. Entretanto, para tê-lo, é preciso procurar por empresas que os vendam, garantir que há disponibilidade do endereço da sua preferência e registrar a sua escolha.
Já a hospedagem é o espaço que seu site ocupará no mundo online. Entretanto, é preciso garantir um serviço de hospedagem, pois é ele que armazena todos os arquivos que permitem que seu site fique no ar.
Ao contratar empresas que auxiliam no desenvolvimento de lojas virtuais, em alguns casos, você terá ajuda com esses dois itens e não precisará se preocupar com instabilidades e perda de vendas devido ao site estar momentaneamente offline.
Para não ficar na mão ao desenvolver seu e-commerce, é preciso contar com ajuda especializada. A Série Design tem mais de 12 anos de know-how na criação e no desenvolvimento de lojas virtuais. Além de ter uma excelente estrutura de suporte que acompanha o cliente em toda a jornada com a empresa.
Para tirar dúvidas, iniciar seu projeto e começar a faturar e garantir presença no mundo digital, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!