Você sabe quanto custa fazer e manter um site? Saiba o que está envolvido!

Quanto custa fazer um site
Quanto custa fazer um site

Você tem dúvidas sobre quanto custa fazer um site? Se a sua empresa não tem um site na internet, é como se ela não existisse. Trata-se de um recurso essencial para alcançar os seus clientes e consolidar a imagem da sua marca.

A melhor forma de compreender os custos de algo é entendendo todos os elementos que compõem seu conjunto. Afinal, um site não é um produto que você simplesmente compra em uma loja e mantém para sempre. Em vez disso, é algo muito mais complexo.

Saiba mais sobre esse assunto ao conferir o restante do artigo a respeito dos principais custos associados à criação e manutenção de um site.

Por que é importante manter um site?

Você provavelmente já entendeu o quanto é importante ter um site na internet. No entanto, tem ideia do valor de mantê-lo? Isso significa garantir que ele esteja sempre atualizado e conte com os recursos mais modernos para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Isso é muito mais complexo do que simplesmente colocar um site no ar. É algo que envolve a necessidade de auditorias periódicas e um radar ligado para detectar tendências e mudanças no mercado e no comportamento do público.

Se o seu site não se adapta, ele logo perde espaço para concorrentes que fazem isso. O público é muito exigente e conta com diversas opções para escolher em diversas áreas. Portanto, não menospreze a importância da manutenção do seu site na internet.

Quais os principais custos associados à criação e manutenção de um site?

Cada etapa do desenvolvimento e da manutenção de um site tem particularidades e custos associados a ela. Para que você tenha o melhor produto final, precisa tomar as decisões certas em relação às soluções e parcerias feitas durante esse processo. Isso abrange entender os custos envolvidos.

Conheça, a seguir, os custos de cada critério envolvido na criação e manutenção de um site:

Domínio

O domínio do site é o endereço que ele ocupa, geralmente terminado em “.com” ou “.com.br”. Trata-se de uma parte decisiva para a sua página, já que se refere à URL que será utilizada para acessá-la. É importante reforçar que o domínio é independente da hospedagem.

Os registros de domínio brasileiros são gerenciados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) e você pode realizar o processo por meio do site Registro.br. Por exemplo, um domínio “.com.br” custa R$ 40,00 por um ano.

Hospedagem

Com o registro do domínio, o próximo passo envolve obter um serviço de hospedagem. Esse é o sistema que permitirá hospedar os seus arquivos no domínio escolhido, ou seja, colocar o seu site no ar.

Os custos com hospedagem variam dependendo da empresa escolhida e, principalmente, da capacidade de armazenamento e da banda necessária. Basicamente, se você espera lidar com alto volume de tráfego, precisará pagar a mais por isso.

Identidade visual

Para que a sua marca seja facilmente reconhecida em seu novo site, é essencial que ele traga a sua identidade visual. Isso requer um layout adequado que utilize esses elementos a favor da navegação, sem representar uma barreira para o acesso.

Isso requer os serviços de um webdesigner, além de desenvolvedores capazes de transformar o conceito visual em código a ser decifrado pelos navegadores de internet. Esse é um serviço que pode ser conduzido por profissionais freelancers ou por uma agência especializada.

Desenvolvimento

Um site na internet é um produto de programação que envolve o trabalho de desenvolvedores capazes de colocar a sua visão em páginas da web. Dependendo das suas necessidades, pode ser um trabalho mais simples ou altamente complexo.

Assim como o trabalho de layout, você pode contratar freelancers para o serviço ou contar com uma agência especializada. Ambas as soluções têm custos distintos, então, é necessário avaliar os atrativos de cada uma.

Manutenção contínua

Nunca se sabe quando algum elemento do seu site quebrará ou necessitará de ajustes após alguma atualização de protocolo da web. Esses problemas podem prejudicar os seus resultados, já que impedem que o seu público entre em contato com você ou compre seus produtos.

Isso mostra a importância de contar com um time de desenvolvimento constantemente envolvido com o seu site, realizando melhorias contínuas nele para que sempre esteja adequado para receber o tráfego do seu público.

Atualização de conteúdo

Mesmo depois de colocar o seu site no ar, isso não significa que o seu trabalho terminou. Para que a sua marca permaneça relevante no ambiente online, ela precisa estar em constante transformação. Isso requer atualizações regulares, o que necessita de material e de uma equipe capaz de fazer isso.

Um espaço como um blog, por exemplo, precisa de conteúdo com boa periodicidade. Quem percebe que o seu espaço não é atualizado com frequência dificilmente volta. Você mesmo pode escrever seu conteúdo ou contratar uma equipe especializada no assunto para lidar com essa demanda.

Como escolher a melhor maneira de fazer um site na internet?

Tendo em mente os critérios envolvidos quando o assunto é quanto custa fazer um site, o próximo passo se refere a entender como adquirir a solução correta para fazer tudo isso acontecer.

Na maioria dos casos, você tem tanto a opção de contratar profissionais individualmente quanto a de contar com os serviços de uma agência especializada. Ambas as possibilidades têm as suas vantagens e o que determinará a melhor escolha são as suas necessidades particulares.

Optar pelo caminho mais barato nem sempre é a melhor forma de trabalhar. Um site de má qualidade não ajudará você a alcançar os resultados que deseja e poderá até prejudicar a imagem da sua empresa junto ao seu público. Isso é bastante difícil de recuperar depois.

Saber quanto custa fazer um site não é o bastante. É necessário garantir a estrutura correta para as necessidades da sua empresa e o que o seu público precisa. Estar presente na internet é essencial para qualquer tipo de empresa, além de ser importante que essa presença tenha qualidade. Leve em conta os critérios que destacamos acima e tome a sua decisão.

Quer ajuda para colocar o site da sua empresa no ar com um custo que se encaixa no seu orçamento? Entre em contato conosco por meio do site.