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Processo de venda no e-commerce: encurte o caminho para o cliente

Processo de venda no e-commerce
Processo de venda no e-commerce
Processo de venda no e-commerce

Pode parecer simples, mas confirmar uma venda em uma loja virtual é uma tarefa longa e com diversas etapas de convencimento até a conversão final do cliente. Portanto, entender como funciona o processo de venda no e-commerce é fundamental para garantir os melhores resultados possíveis para a sua empresa.

Ao destrinchar, analisar e monitorar cada etapa dessa jornada de compra é possível identificar quais pontos da sua loja virtual estão funcionando e quais precisam ser otimizados para oferecer uma experiência cada vez melhor ao consumidor.

Quer saber mais? Então se prepare, porque vamos abordar todos os passos desse processo de venda, desde o pré até o pós-venda. Além disso, apresentaremos algumas ferramentas e dicas para encurtar o caminho entre a sua loja e o consumidor e como uma empresa especializada pode ser importante nesse processo. Confira!

Como funciona o processo de venda no e-commerce?

O primeiro passo para iniciar o processo de venda no e-commerce é ter a loja virtual para que o internauta possa descobri-la de alguma maneira – seja por meio de anúncios, recomendações ou conteúdo relevante. A tarefa de fazer com que o cliente chegue ao seu site passa pelas equipes de marketing e vendas.

Caso ele entenda que você trabalha com produtos ou serviços de uma área pela qual tem interesse, ao acessar o seu site ele vai começar a buscar pelo item que mais agrada. Mas não pense que será fácil, pois fazer com que o usuário chegue ao seu site talvez seja a parte mais simples de todo o processo. O mais complicado é tornar a experiência dele na sua página tão boa que, aliada à qualidade do produto ou serviço que você oferece, a compra seja realizada.

Outra etapa fundamental é quando insere o item que deseja no carrinho, que é a hora de finalizar a compra. O checkout, muitas vezes, é o momento em que o usuário desiste de fazer uma compra. Os motivos geralmente são não conhecer o formato de pagamento ou desistir de preencher todas as informações para comprar.

Caso o usuário finalize a compra, ainda é preciso trabalhar aquele cliente. Além de planejar a logística para que o produto chegue ao consumidor, é preciso manter o relacionamento com o usuário, realizando pesquisas de satisfação, recomendando outros produtos e colocando em prática ações que aumentem as chances de fidelização do consumidor.

Quais ferramentas podem encurtar o caminho para o cliente?

Para facilitar o processo de venda no seu e-commerce listamos algumas ferramentas e ações que, se incluídas no seu planejamento, podem encurtar o caminho para o cliente e aumentar o número de conversões em sua loja virtual. Algumas soluções, já utilizadas por boa parte do mercado, são simples de aplicar e os resultados são ótimos. Confira:

Compras com um clique

Como falamos acima, o momento da compra é decisivo para a conversão ou não de qualquer venda. Oferecer a opção de compras por um clique, por exemplo, pode ser uma boa forma de incentivar a ação do cliente e não arriscar a perda da atenção dele com um checkout que não seja responsivo. Com essa ferramenta, o consumidor seleciona o item e vai poder finalizar o pagamento com literalmente apenas um clique, o que evita perda de tempo com cadastro ou preenchimento de informações.

Deixar dados pré-salvos

Preencher longos cadastros pode ser um motivo para a desistência de uma compra e tudo que você não quer é que o seu cliente desista de algum produto justamente na página de pagamento. Portanto, disponibilizar a opção para armazenar os dados do cliente após o primeiro cadastro e sempre deixá-los pré-salvos pode ser o diferencial para finalizar uma venda.

Logar com redes sociais

Muitas pessoas são impactadas por anúncios quando estão utilizando alguma de suas redes sociais. Dessa forma, permitir que o usuário logue na sua loja virtual com o perfil de uma delas pode impedir que ele desista da compra durante o processo. Para que dar a chance de ele sair do seu “campo de visão” e encontrar outra coisa interessante na internet?

Google Analytics

A ferramenta do Google não vai servir exatamente como um complemento para o seu site, mas para você realizar o planejamento adequado e definir quais estratégias vai seguir. Com o Google Analytics fica muito mais fácil entender quais são os desejos e comportamentos do seu consumidor e, a partir dessas informações, pensar em formas de otimizar a sua página. Além disso, é possível identificar em quais setores o seu site não está funcionando da maneira correta e corrigi-los antes que se torne um problema mais sério.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

O processo de venda no e-commerce é formado por diversas etapas e todas elas possuem sua importância. Listamos algumas dicas, principalmente com ferramentas simples de serem adicionadas, de como otimizar a sua página para garantir os melhores resultados para o seu negócio. Contratar uma empresa especializada pode ser o diferencial para aumentar ainda mais as chances de sua estratégia funcionar.

Com profissionais que entendem do assunto, a personalização do site será muito mais eficiente para seu cliente e para você. Além de adicionar funcionalidades à sua página, uma empresa especializada pode reformular o design do site, por exemplo, encontrando outra forma para o seu negócio se tornar mais eficiente.

Detalhamos a importância do pré, durante e do pós-venda para garantir que a sua empresa alcance as metas estabelecidas. Ademais, listamos algumas ações que podem aproximar sua empresa do cliente e o impacto positivo para seu negócio. Falamos também sobre a função de uma empresa especializada e como ela pode otimizar os processos da sua loja virtual.

Agora que você já sabe como funciona o processo de venda do seu e-commerce, que tal procurar uma empresa especializada? Não perca tempo e entre em contato com a gente!