Planejamento estratégico do papel a execução

Planejamento estratégico, exemplos e dicas de aplicação!

Planejamento estratégico
Planejamento estratégico

 

Planejamento estratégico é um processo que que norteará os passos do empreendedor e empresa para o sucesso almejado, isso tudo de acordo com uma série de fatores e importâncias mapeados previamente.

Desta forma, é preciso entender todos os momentos, a começar pelo momento presente: como está a empresa? Quais são suas forças e fraquezas? Quais oportunidades existem no mercado e quais ameaças devem ser mitigadas?

Depois desta etapa é preciso pensar no futuro, onde você quer chegar? Qual o objetivo do planejamento estratégico?

Vamos supor que sua loja virtual venda 1.000 produtos/mês e o seu objetivo é triplicar esse número em 3 anos, então, esse será o objetivo do planejamento estratégico: triplicar as vendas da loja virtual.

Sabendo o objetivo, fica mais fácil de pensarmos nas micro etapas, ou seja, no desmembramento do prazo em relação ao objetivo, por exemplo:

Planejamento estratégico

Objetivo principal: Triplicar as vendas em 3 anos, ou seja, vender 3.000 produtos por mês.

Micro etapas:

  • Como vender mais?
  • Como atrair mais clientes?
  • Saber qual a conversão dos clientes atuais?
  • Saber qual o custo de aquisição de cada cliente novo?

Depois de identificar as possíveis micro etapas, começamos a estruturar o planejamento estratégico, desta forma:

Como vender mais? (possibilidades)

  • Baixar o valor do produto para o cliente final (mas não quero e/ou posso perder margem de lucro)
  • Fazer propagandas do produto
  • Trazer mais gente para o meu site
  • Vender em outros canais
  • Promoção de indicação

Como trazer mais clientes?

  • investir em propaganda
  • gerar conteúdo
  • contratar influenciadores
  • anunciar em redes sociais
  • melhorar SEO do site
  • anunciar no Google Adwords
  • Estabelecer parcerias

Saber qual a conversão dos clientes atuais?

  • A taxa de conversão dos cliente é atualmente 20%

Saber qual o custo de aquisição de cada cliente novo?

  • O custo de aquisição de clientes é atualmente zero. Os clientes acessam o site diretamente por sites de busca orgânica.

Racional – Planejamento estratégico

Com toda essa informação, podemos começar a estruturar as coisas. Já temos uma ideia melhor do cliente/planejamento e com isso podemos atuar nos principais pontos de gargalo.

Hoje sabemos que o site possui uma média de 5.000 visitantes por mês e aproximadamente 20% dos visitantes compram no site (uma média de 1.000 produtos mês).

Com essa informação podemos tomar uma série de conclusões e adotar uma ou várias estratégias, acompanhe:

O nosso objetivo é triplicar as vendas na loja virtual e, dado que somente 20% dos visitantes compram, podemos adotar uma estratégia para:

  • aumentar a conversão dos já visitantes
  • aumentar a quantidade de visitantes
  • colocar os produtos à venda em outros canais

Todas as ações acima ajudariam no objetivo de triplicar as vendas, agora cabe a você entender qual a sua disponibilidade de investimento, tempo e acompanhamento para executar uma ou todas as possibilidades levantadas.

Se o objetivo é triplicar as vendas em 3 anos e com a quantidade atual de acessos e taxa de conversão, estamos falando de um cenário real e otimista, não existiria motivo para realizar algum investimento em Google Adwords ou publicidade de imediato, uma vez que podemos melhorar a taxa de conversão da loja virtual realizando ações simples e de baixíssimo custo que podem impactar positivamente na conversão, como por exemplo, mudar a posição do botão comprar ou alterar sua cor.

Colocar os produtos para vender em um marketplaces também é uma estratégia barata e só requer, basicamente, tempo para que seus produtos rapidamente possam ser apresentados para uma nova audiência, aumentando suas vendas com investimento mínimo.

Em outro cenário, onde tivéssemos que apresentar o mesmo resultado (aumento de 3x em vendas), mas num curto período de tempo (6 meses), se faria necessário o máximo de investimento possível em todas as estratégias de aquisição possível, pois nesse caso estamos lutando contra o tempo, sem tanto espaço para tentativa e erro.

 

Conclusão – Planejamento estratégico

No geral, o que determina qual ou quais as estratégias podem ser adotadas será o planejamento estratégico, em desdobramento das micro etapas versus o tempo a ser concluído, lembrando que não existe receita de bolo, o que funciona para você pode não funcionar para outra loja virtual e vice versa, por isso sempre recomendamos o acompanhamento de cada estratégia adotada, para mensurar seus resultados e realizar algum ajuste se necessário.

Lembre-se:  investimento, tempo e acompanhamento são a regra de ouro para o planejamento estratégico sair do papel e alavancar as vendas de sua loja virtual.

Se precisar de mais dicas como usabilidade, gestão, estratégias, marketing digital e tudo mais que possa incrementar a gama de possibilidades, assine nossa news e fique sempre por dentro dos materiais mais quentes e legais do e-commerce.

Agora, se você esta estruturando sua loja virtual, e-commerce e tem dúvidas ou esta inseguro(a), solicite uma acessoria gratuita e um de nossos especilistas entrará em contato contigo para entender do seu negócio!