Pesquisa mapeia uso da Internet por crianças e adolescentes brasileiros

computador2

Um estudo produzido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) detalhou o uso da web por crianças e adolescentes brasileiros no último ano. O relatório, intitulado TIC Kids Online 2013, mostrou que 79% dos internautas entre 9 e 17 anos possuem perfis em redes sociais, índice 9% superior ao de 2012. Ao todo, a pesquisa conversou com 2.261 crianças e adolescentes usuários de Internet, assim como com seus respectivos pais, visando obter insights deles sobre a experiência dos filhos com a web.

O estudo também registrou alteração no quadro das redes sociais mais populares entre jovens: enquanto em 2012 o Orkut aparecia como a principal rede para crianças e adolescentes, com 27% de aprovação, em 2013 apenas 1% dos entrevistados manifestou essa tendência. O Facebook despontou como a rede mais utilizada para 77% dos entrevistados na pesquisa.

Mobile cresce, mas desktops lideram

Embora mais da metade dos jovens (53%) comentaram que usam o celular para acessar a Internet, uma alta de 32 pontos percentuais ante 2012, o uso de desktops ainda é o mais utilizado para este fim, com 71% de preferência dos entrevistados. Outros dispositivos pra acessar a web mencionados foram laptops (41%); tablets (16%); e videogames (11%).

Privacidade e controle dos pais

De um modo geral, os jovens apresentaram menos controle das ferramentas de privacidade nas redes sociais: mesmo com 58% tendo dito que sabem como “mudar as configurações de privacidade no perfil de rede social”, ante 54% em 2012; apenas 39%, ante 44% em 2012, sabem como “bloquear propaganda indesejada ou lixo eletrônico” e 55%, ante 59% em 2012, sabem como “bloquear as mensagens de uma pessoa”.

Em média, 47% dos jovens entre 9 e 17 anos já buscaram fazer novas amizades na Internet; 30% já adicionaram pessoas à lista de amigos; e 6,5% já enviaram uma foto ou vídeo a um desconhecido.

Interação com conteúdos publicitários

A edição de 2013 da pesquisa trouxe um novo campo de mensuração: a exposição à publicidade e conteúdos mercadológicos na Internet, assim como em outros meios de comunicação. De acordo com o estudo, 85% dos jovens afirmaram ter visto algum tipo de publicidade na televisão, 61% viram nas redes sociais e 30% em sites de jogos na Internet.

Concernente às interações, 57% disseram já ter “curtido” alguma propaganda ou publicidade que tiveram contato nas redes; 36% já compartilharam; 21% já “descurtiram”; e 20% revelaram que já bloquearam algum desses conteúdos.

Fonte: ecommercenews.com.br