E-commerce

O que mais vende na internet? Veja dados atuais dos líderes de mercado

O que mais vende na internet

O que mais vende na internet? Veja dados atuais dos líderes de mercado

Internet – Dados atualizados sobre o e-commerce brasileiro

O que mais vende na internet. Vender produtos pela internet já se consolidou como um bom negócio há algum tempo. Desde 2017 até agora, o número de pedidos do e-commerce brasileiro subiu 8%. Além disso, as pessoas estão gastando mais, já que o ticket médio aumentou em 3,8% em relação ao período anterior.

O que mais vende na internet
O que mais vende na internet. Layout da loja XFit desenvolvida na plataforma do Mercadoshops.

Já ficou bastante claro o quanto você pode ter bons retornos com uma loja virtual, não é? Para ampliar as suas chances de sucesso, você precisa apostar nos segmentos certos. Por isso, é importante conhecer o que mais vende na internet para planejar quais serão as suas estratégias nesse mercado.

Confira a seguir o que mais vende na internet de acordo com a última pesquisa Ebit Webshoppers sobre o mercado de e-commerces brasileiros!

1. Celulares

Em primeiro lugar no ranking de itens que mais vendem na internet estão os telefones celulares, principalmente os smartphones. Os números mostram o quanto esses aparelhos se tornaram importantes para o e-commerce: quase 20% do faturamento das lojas virtuais brasileiras no último ano se refere a esse tipo de produto.

Ainda segundo a pesquisa, a categoria de celulares foi uma das que mais ofereceu o benefício de frete grátis, o que provavelmente motivou muitas compras. Fica nítido o quanto pode ser vantajoso oferecer essa facilidade ao cliente para aumentar as chances de fechar negócio em um produto de valor mais elevado, como é o caso de um smartphone.

2. Eletrodomésticos

Itens como geladeiras, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar, lava-louças, entre outros, correspondem a 17% do faturamento do e-commerce brasileiro no último ano. O setor de eletrodomésticos ocupa essa posição principalmente devido ao preço mais elevado de seus produtos e da alta variedade disponível.

Para aumentar o seu ticket médio ao vender eletrodomésticos em sua loja virtual, considere oferecer facilidades extras a quem compra seus eletrodomésticos. Por exemplo, a garantia estendida pode ser anunciada como algo essencial para o cliente e melhorar os ganhos de sua loja.

3. Eletrônicos

Em terceiro lugar no índice de maior faturamento entre o que mais vende na internet está o setor de eletrônicos. É o caso, por exemplo, de TVs, aparelhos de DVD e Blu-Ray, vídeo-games, tablets, entre outros. Esses produtos representaram 11% dos ganhos do segmento de e-commerce do Brasil no último ano.

Assim como no setor de eletrodomésticos, vale a pena oferecer facilidades relevantes ao cliente para aumentar seu ticket médio, como é o caso da garantia estendida. Além disso, sua loja precisa estar em total sintonia com esse mercado. O consumidor somente comprará de você se seu e-commerce estiver atualizado e contar com as últimas novidades do mercado.

4. Informática

Artigos de informática representaram o quarto maior faturamento em lojas virtuais no último ano, correspondendo a quase 10% do total. Essa área inclui computadores, peças e acessórios para eles e demais dispositivos afins.

Trata-se de uma área com apelo a múltiplos perfis de compradores. Ao mesmo tempo em que você pode vender computadores pré-montados e acessórios, também pode ter sucesso com peças individuais para clientes entusiastas. Em geral, esses itens costumam ser mais caros e capazes de elevar o seu ticket médio.

5. Casa e decoração

9% do faturamento dos e-commerces brasileiros advém do setor de casa e decoração. É um segmento que inclui itens como móveis, quadros, iluminação e demais produtos decorativos.

Em geral, são itens de valor médio para baixo. Por figurar na quinta posição do ranking, mostra que o seu volume de vendas compensa o preço menor dos produtos. Também é possível elevar seu ticket médio ao trabalhar com artigos mais caros, de marcas exclusivas.

6. Cosméticos

Perfumes, maquiagens, produtos para cabelo, entre outros, representaram um pouco mais de 6% do faturamento da internet no ano passado. Isso faz com que o setor de cosmético seja o sexto mais rentável entre as lojas virtuais brasileiras.

É possível ter muito sucesso vendendo cosméticos pela internet, mas é importante levar em conta os interesses do seu público-alvo. Entenda se essas pessoas têm preferência por produtos de determinada marca e se buscam alternativas estrangeiras.

7. Roupas e acessórios

Artigos de moda masculina e feminina foram responsáveis por 6% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2017. Se optar por trabalhar com esse tipo de produto, lembre-se de ter uma boa política de trocas.

Esse segmento pode trazer rendimentos variados a você, já que é possível vender variados tipos de roupas em sua loja. Há várias subdivisões nessa área, como vestuário infantil, esportivo, formal e aquelas referentes a preço, como os mais populares ou de luxo.

8. Artigos esportivos

Itens para a prática esportiva e acessórios estão em oitavo lugar entre o que mais vende na internet. No último ano, o segmento foi responsável por 4% do faturamento dos e-commerces brasileiros. Se você quer ter sucesso nessa área, pode considerar a venda de artigos esportivos.

A diversificação do seu mix de produtos é o caminho para contar com bons resultados ao vender itens para a prática esportiva. É importante contar com bons fornecedores para suprir as necessidades do público que você está buscando atrair.

9. Itens para automóveis

2,4% do faturamento das lojas virtuais brasileiras no ano passado são relativos aos artigos automotivos. Trata-se de uma área bem variada, podendo incluir desde peças para a manutenção de automóveis até acessórios como capas e pneus.

Por vender itens especializados, trata-se de um segmento que requer um bom preparo da sua equipe de atendimento para realizar um pós-venda eficaz. É preciso que a sua loja se posicione como uma autoridade nessa área e consiga orientar os clientes conforme necessário.

10. Livros

Em último lugar no ranking de maior faturamento na internet estão os livros. Nessa categoria, também podem ser incluídas apostilas e demais artigos impressos. Eles somaram 2,3% dos rendimentos, ficando pouco abaixo dos itens para automóveis.

Ao comercializar livros, você também tem a opção de vender e-books. Eles podem ser uma alternativa bastante eficaz para diminuir a necessidade de manter um estoque.

Agora que você já sabe o que mais vende na internet, está na hora de analisar os atrativos de cada segmento e tomar a sua decisão. Realizar vendas online permite ao público pesquisar preços e informações, portanto, é essencial que a sua loja saiba entregar dados relevantes aos seus visitantes.

Aprenda mais sobre como ter sucesso nessa área. Baixe o nosso e-book gratuito com os primeiros passos do lojista no e-commerce.

Curtir:

FacebookmailFacebookmail

Compartilhar:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail