Marketing online é obrigatório nos dias de hoje para empresas que pretendem avançar em seus negócios. Seja você um expert no mundo digital ou um iniciante, estas tendências de marketing online podem ajudar a alavancar seu conhecimento sobre o assunto!
1 – Usuários gerando mais conteúdo
2015 é o ano do conteúdo digital. Conteúdo de alta qualidade vai ser produzido em peso, pronto para interagir com o público, seja por meio de hashtags ou compartilhamento. Criar algo de qualidade e que faça as pessoas se engajarem é a primeira tendência do ano.
2- Alcance orgânico
O Facebook anunciou que ira reduzir o alcance de posts muito promocionais de marcas em seu newsfeed, ou seja, adeus alcance orgânico e olá mídia paga!
3- Mídias sociais
As plataformas de mídias sociais têm oferecido mais recursos para as marcas que anunciam nelas, aumentando sua presença. E também, novos apps sociais como Snapchat e Instagram, vão ser cada vez mais utilizados para publicidade.
4 – É um momento decisivo para o publi-editorial.
Apesar da importância desse tipo de publicidade para profissionais de marketing, há a possibilidade desse tipo de conteúdo ser regulamentado por Órgãos responsáveis, na medida em que se conclui que consumidores se confundem ao não diferenciar material editorial e publicitário.
5- Conteúdo mobile em primeiro lugar.
Em 2014 foi confirmado que o lugar preferido das pessoas para navegar na internet é em smartphones e tablets, então a produção de conteúdo que são feitos primeiro para mobile estará em foco. O design responsivo andará de mãos dadas com a tendência mobile.
6- Marketing de conteúdo reinará em 2015.
O vice presidente para Agency Strategy do BuzzFeed, Jonathan Perelman, foi o primeiro a usar a frase “conteúdo é rei, mas distribuição é a rainha, e ela é quem manda.” Enquanto alguns profissionais de marketing ainda estão atrapalhados quando se trata de marketing de conteúdo, 2015 é o período de ouro para se focar esforços nessa área. Com tanto conteúdo de qualidade sendo gerado pelas grandes marcas, encontrar novos canais de distribuição de qualidade será o ponto chave para o sucesso. Mais notavelmente, marcas (sim, até as pequenas) terão que abraçar a distribuição paga de conteúdo para aumentar o alcance de seus canais próprios.
7- Automação inteligente de marketing
Com algumas inovações acontecendo rapidamente no mercado, novos fornecedores de automação de marketing estão oferecendo ferramentas a preços que não assustam empresas B2B pequenas. Ao longo deste ano, avanços em algoritmos de automação de marketing irão se tornar mais complexos, e as interfaces dos softwares mais intuitivos. No fim, isso significa melhor performance para um maior número de profissionais do marketing sejam grandes ou pequenos.