Um tema fundamental para qualquer planejamento de marketing é compreender o que é nicho de mercado. Ao definir um nicho para atuar, as chances de o seu negócio prosperar são muito maiores do que quando você utiliza estratégias mais genéricas para aprimorar os seus resultados.
Na maioria dos casos, as empresas acabam confundindo nicho de mercado com segmento de mercado. E são coisas completamente opostas. Um erro gravíssimo que pode, até mesmo, comprometer um bom planejamento realizado anteriormente e impactar negativamente nos seus objetivos.
Mas fique tranquilo, vamos te ajudar a solucionar todas as suas dúvidas sobre o que é nicho de mercado. Explicaremos qual o conceito, quais nichos são mais explorados, a relevância para o seu negócio e como aplicá-lo na prática. Confira!
A importância de entender o que é nicho de mercado
Entender o que é nicho de mercado pode ser determinante para o sucesso da estratégia da sua empresa. Pode ser o diferencial para tornar a sua marca uma referência dentro do mercado de atuação.
Um grande exemplo de sucesso que soube entender o conceito e a importância do nicho de mercado foi a Uber. A empresa identificou uma quantidade enorme de usuários do serviço de transporte privado (táxis) insatisfeitos com a qualidade do serviço. Ao oferecer exatamente o que esse nicho buscava, conseguiu estabelecer a sua marca, faturar e, hoje, já é uma das principais empresas de transporte no país.
Ao investir na identificação de um nicho de mercado, a sua marca entra em um grupo importante de empresas que se tornam “especialistas” em um determinado assunto, atraindo a atenção — e os investimentos — de um público que, muitas vezes, não está satisfeito com o que está sendo oferecido no mercado e, de alguma forma, acaba negligenciado.
Acabe com as suas dúvidas sobre nicho de mercado
Para saber exatamente o que é nicho de mercado, qual a sua importância e relevância para o seu planejamento, vamos abordar cinco tópicos fundamentais para tirar as suas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a conseguir realizar um trabalho ainda melhor dentro da sua empresa.
O conceito de nicho de mercado
Dentro de um determinado grupo de consumidores, existem grupos menores com preferências e desejos específicos. Esses grupos são chamados de nicho de mercado. Um exemplo: dentre os consumidores de carros, existem aqueles que gostam apenas dos modelos esportivos.
Apesar da confusão, nicho de mercado e segmento de mercado são coisas diferentes. Enquanto segmento é um recorte maior de um público consumidor, o nicho é exatamente o oposto, é um grupo menor e, muitas vezes, negligenciado e esquecido pelas empresas, com ambições e objetivos específicos.
Quais são os nichos de mercado mais explorados no e-commerce
De acordo com levantamento realizado pela SEBRAE, alguns nichos de mercado estão se destacando no varejo virtual. Um dos principais é o nicho de doces caseiros para festas de casamento ou de noivas, por exemplo.
Outro nicho que se destaca é o fitness, que foca na venda de produtos para a prática de atividades físicas como academia ou crossfit, apostando no comércio de tênis, roupas, acessórios ou mesmo suplementos para atletas.
Fantasias, tatuagens e beleza (voltados para o público feminino) também são outros nichos emergentes segundo SEBRAE.
Nichos podem ser cada vez mais específicos
Utilizando como exemplo os dois primeiros nichos de mercado destacados acima, doces e fitness, fica evidente o impacto que eles já provocam no mercado brasileiro. Quando falamos em fitness, pensamos em academias e centros de treinamento, que já representam a segunda maior rede do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
O mercado está saturado, certo? Então algumas empresas aproveitam para encontrar nichos ainda mais específicos, com a criação de locais para a prática de atividades como luta, por exemplo. Dessa maneira, acabam se tornando relevantes ao encontrar um novo nicho ainda não explorado.
Já em relação aos doces, com a crise se aprofundando no Brasil, muitos desempregados resolveram investir na produção caseira de produtos de qualidade, mas com um preço mais em conta, impactando no nicho de quem não quer investir muito em uma festa, mas também não quer deixar momentos que pedem uma comemoração passarem em branco.
O impacto dos nichos nos seus negócios
Ao investir em nichos de mercado, a sua empresa passa a se tornar especialista em determinado serviço ou produto. Como, geralmente, são públicos bem específicos, é muito mais fácil realizar um planejamento estratégico e oferecer preços mais justos.
Outro ponto importante é saber mais sobre quem são os seus clientes, quais são suas dores, informações, desejos e metas. Dessa forma, você consegue oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados para os seus consumidores, além, é claro, dos poucos concorrentes disputando o mercado com você.
Como é possível definir o nicho de mercado de uma empresa
O primeiro passo é escolher um mercado de atuação. Em seguida, você precisa encontrar um problema, uma falha, alguma demanda que não seja atendida pelos fornecedores. Seja ele produto ou serviço. Em seguida, avalie se você tem condições de suprir essa demanda. Descubra quais serão seus concorrentes e, se for viável, comece a impactar um outro nicho.
Organização é fundamental para ter sucesso
Encontrar um nicho de mercado nem sempre é tarefa das mais difíceis. Às vezes, a ideia pode surgir em uma conversa com um amigo que sente falta de determinado serviço ou produto. O fundamental, porém, é identificar a viabilidade de se investir tempo e recursos em cada nicho.
Portanto, antes de qualquer decisão precipitada, faça uma análise sobre os nichos que a sua empresa já atinge, quais ela ainda pode atender e, mais importante, se o novo nicho que pretende avançar pode ser lucrativo para o seu negócio.
Nesse texto, abordamos a importância de entender o que é nicho de mercado, como ele pode impactar diretamente nos resultados da sua empresa, quais são as tendências no mercado brasileiro e o cuidado necessário antes de resolver iniciar uma empreitada por um novo nicho.
Agora que você entendeu o que é nicho de mercado, que tal deixar o seu comentário? Dúvida, sugestão, crítica ou elogio, estamos aguardando a sua opinião!