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Mobile First – Conceito e Aplicação

 

Mobile first
Mobile first

Mobile first, no Mobile World Congress, em 2010, Eric Schmidt, o CEO do Google, afirmou que os designers devem seguir a regra “mobile first” no design de sites. O que significa “mobile first”? Por que isso é importante? Quais as vantagens?

O que é o Mobile First Design?

Uma abordagem “mobile first” envolve a preocupação em fazer com que as pessoas se sintam confortáveis  ao navegar pela internet, tanto em um dispositivo móvel (versão mobile) quanto em uma Notebook ou PC (versão desktop), que é ao contrário da abordagem tradicional de começar com um site para desktop e somente então adaptá-lo a telas menores (smartphones e tablets). De modo geral, uma abordagem de mobile first significa criar seu website com os usuários de celular em mente (prioridade), com o objetivo principal de melhorar a experiência desses usuários móveis em seu site.

Para entender melhor o conceito de mobile first, você deve conhecer as duas frases abaixo:

1. Web design responsivo

Web design responsivo é um método de desenvolvimento que permite que o site ou e-commerce se ajuste automaticamente às telas de diferentes dispositivos, exibindo o conteúdo de forma que as pessoas se sintam confortáveis ao navegar. 

 

Mobile first
Mobile first

Um levantamento do IBGE apurou que 80,4% das casas com acesso à internet usam o smartphone para navegar.

2. “Avanço Progressivo”

Este conceito foi apresentados antes do mobile first e  web design responsivo. Para tornar a exibição do site, e-commerce ou de aplicativo compatível em diferentes dispositivos.

Avanço Progressivo significa que, quando projetamos um site ou e-commerce, primeiro criamos uma versão para o navegador relativamente mais simples (como em um telefone celular). Esta versão inclui as funções e recursos mais básicos. Depois disso, desenvolvemos à versão avançada de um tablet ou PC (versão desktop), que é criada adicionando interações, efeitos mais complexos entre outros recursos visuais, para uma melhor experiência do usuário.

Você pode perguntar: por que você gasta tanto tempo explicando os dois conceitos? A resposta é que “mobile first” é exatamente uma regra de “avanço progressivo”.

“Mobile first”, como o nome sugere, significa que começamos o design web a partir da plataforma móvel (smartphones), que tem mais restrições e limitações de tela, processamento e conexão, e depois expandimos seus recursos para criar uma versão para tablet e desktop.

Mobile first
Mobile first

Por que o princípio “Mobile First” é tão importante no design do seu site ou e-commerce?

Exceto pela vitória do avanço progressivo, como mencionado acima, temos razões mais tangíveis para acreditar que o princípio do mobile first é importante no projeto do site ou e-commerce. Ou seja, a explosão dos smartphones, maior a cada dia.

  • Existem mais de 1,2 bilhão de usuários da web móveis (smartphones) em todo o mundo
  • Aplicativos foram baixados 10,9 bilhões de vezes
  • As vendas de smartphones estão aumentando, com mais de 85% dos novos aparelhos capazes de acessar rede móvel
  • O uso da internet móvel ultrapassou o de desktops em 2018
  • As pessoas passam mais e mais tempo na internet em smartphones

 

Você sabe quantas vezes nós tocamos nossos smartphones diariamente? Nada menos que 2.617 vezes em média. Isso soma cerca de 145 minutos de uso por dia, ou 2 horas e 25 minutos.

A explosão no uso de smartphones exige que os designers prestem atenção a regra para que pessoas se sintam confortáveis ao navegar pela internet.

Como praticar a regra “Mobile First” no design do site ou e-commerce?

A chave para o mobile first é, na verdade, uma mente centrada no conteúdo.

A parte seguinte explicará o avanço de um telefone celular até a versão desktop.

Exemplo:

Vamos fazer um pedido de reserva de hotel. Primeiro, classificamos o conteúdo do site por importância:

* Nome do site

* Hotel (hotel doméstico, hotel estrangeiro, quarto legal, hotel especial)

* Seletor de período (horário de check-in, horário de check-out)

* Minha reserva

* Serviço ao cliente

* Promoção e Publicidade

Então nós temos uma versão final móvel como esta:

 

Mobile first
Mobile first

Hotéis nacionais, estrangeiros e período da hospedagem são os conteúdos mais importante. Eles estão localizados na parte mais chamativa da interface.

Ao adicionar mais recursos na versão para celular e ampliar a área de promoção e exibição de publicidade, obtemos uma versão para desktop como esta abaixo:

Mobile first
Mobile first

Em suma, o princípio “mobile first” tem um papel importante no design de sites e e-commerces. Por um lado, ajuda a economizar tempo de design e melhorar a produtividade dos projetistas. Por outro lado, isso força os designers a prestar mais atenção ao conteúdo de um site, o que os ajuda a criar designs simples e práticos. “Menos é mais”!

 

Mobile First quais as vantagens?

Melhor ranqueamento no Google

O Google anunciou em 2018, que os formatos de indexação e ranqueamento da plataforma seguiram o conceito de mobile first. Ou seja, se seu site ou e-commerce foi pensado para mobile first você sairá na frente nas pesquisas do buscador.

Melhor experiência do usuário

Com o desenvolvimento pensado em mobile first o usuário terá uma experiência completa! De forma intuitiva, informativa e totalmente confortável para navegação voltado ao público que acessa diretamente do celular.

Aumento na credibilidade da marca

Atuar com as principais tecnologias, como o mobile first, mostra o quanto sua marca esta preocupada em entregar a melhor experiência para o usuário, passando profissionalismo e uma percepção de valor maior da sua marca.

Velocidade de carregamento

O mobile first é pensado para eliminar itens desnecessários e maximizar as informações relevantes do seu site, desta forma, é possível criar sites mais leves, que carreguem de forma rápida e gradativa. Proporcionando satisfação ao usuário, agregando mais pontos a experiência positiva e reforçando a credibilidade da marca.

Além disso, ao desenvolver um material mobile first, você também deve estar atento ao carregamento de conteúdos multimídia. Fotos e vídeos muito pesados podem ser verdadeiros vilões que vão afastar os usuários da loja online ou site.

Agora que você já sabe tudo sobre mobile first, conceitos e aplicações, que tal compartilhar com seus amigos e conhecidos?!

Quer tirar do papel seu projeto e falar com um de nossos consultores sobre mobile first? Entre em contato!

 


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