Loja Virtual x Marketplace

Confira os prós e contras destas duas ferramentes de comércio online

O comércio virtual veio para ficar: os números de vendas online crescem apesar da uma crise que vivenciamos hoje. Muita gente quer aproveitar a oportunidade para virar empreendedor ou complementar a renda, mas não sabe onde começar.
Separamos as vantagens de desvantagens de uma loja virtual e dos shopping virtuais: os famosos marketplace.
Loja virtual
Vantagens
1- Construa seu espaço

Uma loja virtual com um bom planejamento estratégico consegue fidelizar seus clientes. A loja virtual é uma ótima oportunidade para você criar um espaço seu e construir seu nome.

2- Liberdade

Customize, interaja com o seu cliente da forma que achar melhor.

3- Não divida lucros

Vender em uma loja própria significa ficar livre de comissões.

4- A concorrência é menor

No Marketplace, é preciso disputar espaço com outras lojas. Já na sua própria loja virtual, você não tem um concorrente tão direto.
Desvantagens
1- Investimento inicial maior

Para ter uma plataforma própria, é necessário um investimento maior, pois o usuário se preocupa com a usabilidade do site e a segurança que ele apresenta.

2- Tempo de comprometimento

O tempo gasto também é maior. É preciso investir em estratégias e pensar no visual para garantir que sua loja faça sucesso.

3- Gastos com visibilidade

A sua loja precisará de uma ajuda inicial para ser conhecida. É preciso pensar em possíveis investimentos no Facebook, Google, Instagram.
4- Paciência

Começar um novo negócio sempre requer paciência.

Marketplace
Vantagens
1- Facilidade

Ter um espaço em um shopping é mais fácil. Não é necessário uma plataforma para poder vender.
2- Mais barato

O gasto são menores, pois não é preciso uma plataforma.
3- Acesso a uma grande quantidade de clientes

Uma grande quantidade de pessoas buscam produtos em lojas maiores. Você terá acesso a esses clientes.
Desvantagens
1- Pagar comissão

Sua margem de lucro será menor, pois é preciso pagar comissão a essas empresas.

2- Concorrência

Além do gasto com a comissão, a concorrência é maior. É preciso bons preços em relação aos concorrentes que estarão vendendo os mesmos produtos que você.

3- Visibilidade baixa

Quem compra em loja colaborativa, não se preocupa com o nome da loja que está vendendo. Logo, sua empresa não será reconhecida.

Qual é a melhor opção?
Conseguir aliar o marketplace com a loja própria pode contribuir para o faturamento da sua empresa. Aproveite todas as oportunidades de crescimento para alavancar sua marca.