Logotipo ou Logomarca, qual a diferença?

Logotipo – Entenda qual o significado e quando utilizar

Logotipo ou logomarca
Logotipo ou logomarca

A eterna briga entre profissionais que usam o termo “Logomarca” e os que batem o pé que o certo é “Logotipo”. Mas afinal, qual termo utilizar? Primeiro vamos entender o significado de cada termo:

Existem muitos designers, profissionais de marketing, comunicadores e publicitários que utilizam o termo “logomarca”, mesmo com muita gente torcendo o nariz ao ouvir. E, sim, esse termo existe no dicionário. Mas é só no Brasil que este termo existe; o restante do mundo utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca — mas nunca logomarca.

É uma discussão besta? É. Vai mudar em algo? Provavelmente não.

Mas por que não tocar nesta ferida novamente e gerar uma discussão que com certeza terá a participação dos dois opostos — os que defendem religiosamente a utilização da palavra “logomarca” e os que acham que essa palavra é uma invenção sem sentido?

Eu sei que muita gente não vai concordar, ou vai ignorar isto e simplesmente surgir com outros fatos. Entretanto, se você ainda tem dúvida se deve utilizar logo, logotipo ou logomarca, sugiro que respire fundo e utilize o fluxograma abaixo:

Logotipo ou logomarca

Logotipo ou logomarca

No geral, dificilmente a utilização qualquer um desses termos fará alguma real diferença no dia a dia de alguém, ficando a critério de cada um analisar o significado de cada termo e seu contexto para decidir em qual dos termos investir.

Logo, logotipo ou logomarca? Não importa. Todos os termos hoje são usados para representar a mesma coisa e os três já se tornaram extremamente populares, sendo utilizados constantemente. Avalie como as pessoas utilizam esses nomes no ambiente em que você trabalha e adeque-se a ele.

No entanto, não se esqueça: mais importante que saber a diferença entre logo, logotipo ou logomarca é não deixar o seu negócio sem ter um (ou uma, se preferir assim) logo. E o que não falta são motivos para isso.

Fonte: chocoladesign.com