E-commerce

Levantamento traça mapa do marketing de conteúdo no Brasil

digitando

Em tese, o marketing de conteúdo consiste em uma forma de comercializar produtos/serviços direcionados a público-alvo através da criação de um conteúdo relevante. Mas, será que isso realmente acontece na prática? Para descobrir como as empresas estão utilizando o marketing de conteúdo, a Rock Content, empresa especializada nesse formato de marketing, produziu uma pesquisa com mais de 2 mil profissionais brasileiros de diversas indústrias e áreas de atuação.

Dentre os entrevistados, a maior parte (21%) pertence a agências de marketing/propaganda, seguidos por empresas de software/cloud/saas (12%); consultoria (10%); e educação e e-commerce (7%); De acordo com a pesquisa, os mercados de marketing (80%) e tecnologia da informação (76%) são os mercados que mais utilizam o marketing de conteúdo.  Logo em seguida aparecem os segmentos de indústria e manufatura (69%); e-commerce e consultoria (ambos com 67%)

Muitos dos entrevistados afirmaram que um dos grandes desafios relacionados a marketing de conteúdo é como começar. O material da Rock Content mostrou que mais da metade (57%) das organizações possui equipes com mais de duas pessoas responsáveis por marketing de conteúdo, e essas organizações se sentem mais bem-sucedidas que aquelas com equipes menores.

Entretanto, além do tamanho da equipe, o levantamento da Rock mostra que um importante aspecto de uma estratégia de marketing de conteúdo é definir quem serão os responsáveis pela criação de conteúdo: 65% das organizações contam com sua equipe interna para produzir conteúdo, enquanto 16% utilizam a equipe interna em conjunto com produção terceirizada. Esta combinação de criação interna e produção terceirizada possibilita gerar um volume maior de conteúdo e atrair mais visitantes.

Concernente ao orçamento a maioria das organizações brasileiras revelou dedicar menos de um quarto das verbas ao marketing de conteúdo, com 69% das empresas detalhando que gastam até 24% do orçamento nesse quesito. Contudo, existe uma previsão de aumento deste orçamento para 2016.

Referente às métricas, apenas 33% das empresas medem a taxa de retorno sobre o investimento (ROI). Destas, somente 14% acreditam que seu retorno sobre o investimento em marketing de conteúdo é baixo. Além disto, a pesquisa indica que organizações que medem ROI são mais bem-sucedidas que aquelas que não medem ROI.

Fonte: ecommercenews.com.br

Curtir:

FacebookmailFacebookmail

Compartilhar:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail