Dicas de marketing para que sua empresa atraia mais consumidores e gere maior engajamento
Assim como as lojas físicas precisam traçar estratégias para atrair clientes, e-commerces também devem trabalhar ações para aumentar a visibilidade e atrair usuários para dentro do ambiente online. As dicas de marketing digital são muito importantes para gerar mais vendas e, por isso, todo gestor, ou responsável pela empresa, deve sempre buscar essas informações.
Neste artigo, nós vamos mostrar as principais dicas, aquelas que podem ser aplicadas em qualquer comércio eletrônico, independentemente do nicho de mercado. Então, vamos conferir?
1. Invista em marketing de conteúdo
Muitas empresas já enxergaram o grande potencial de investir no compartilhamento de conhecimento na atração de novos clientes. Com o maior acesso à internet, os consumidores se tornaram mais exigentes e buscam informações a todo instante.
Antes de alguém ir até uma loja física para comprar um produto, já pesquisou nos sites de busca, procurou depoimentos de outros clientes, comparou ofertas e marcas e, por isso, já tem um bom conhecimento. Agora, ele quer ver de perto o item para tomar uma decisão de compra.
No e-commerce, acontece algo similar. Na internet, é mais fácil comparar os itens entre lojas e marcas. Engana-se quem acha que, nesse comparativo, é só o preço que manda. Se o site não passar uma boa confiabilidade, certamente, ele não terá a preferência do público.
Por isso, quando a empresa cria um blog e alimenta-o com conteúdos interessantes, além de estar em evidência no mercado, atraindo mais visitantes para as páginas, ela consegue uma alta credibilidade. Tudo isso pode se transformar em um maior faturamento.
2. Aplique as técnicas de otimização para busca orgânica (SEO)
Um dos objetivos de qualquer marca que atua na internet é estar em evidência na busca orgânica, a não paga. Para isso, é preciso aplicar as técnicas de otimização, chamadas de SEO (Search Engine Optimization).
O objetivo do Google e demais buscadores é sempre direcionar o público para as páginas mais relevantes, de acordo com a pesquisa feita. Então, o mecanismo de busca faz uma varredura na internet procurando as páginas mais propensas a apresentarem as respostas para o usuário.
Para tornarem o seu site visível a esses mecanismos, as técnicas de otimização ajudam bastante. Por exemplo, você deve utilizar links nas páginas direcionando o público para outros conteúdos relevantes. Esse é só um exemplo de técnica. Além desse, podemos citar:
- uso estratégico de palavras-chave;
- construção de URLs amigáveis;
- otimização das imagens;
- redução no tempo de carregamento das páginas;
- estruturação dos conteúdos em intertítulos com hierarquia entre eles;
- boa usabilidade do site;
- relevante tempo de permanência dos usuários nas páginas;
- entre outros.
As técnicas são ótimas dicas de marketing digital para colocar o seu site em evidência no mercado e conquistar um alto tráfego nas páginas, o que é fundamental para alcançar mais vendas.
3. Crie campanhas de anúncios
Na nossa lista de dicas de marketing, não podemos nos esquecer das campanhas de anúncios. O Google Adwords é a plataforma de criação de anúncios do Google. Dentro dela, é possível escolher vários tipos de campanhas, como a rede de pesquisa, o display, o remarketing e outros.
Esse investimento em mídia paga é bem interessante porque tem um tempo de retorno bastante rápido. As técnicas de otimização, mostradas na dica anterior, são muito eficientes, mas demoram um certo tempo para aparecerem. Enquanto isso, você pode investir nas campanhas pagas.
Outro ponto de benefício do investimento é que você só paga quando alcança um resultado. Por exemplo, se você cria uma campanha na rede de pesquisa e relaciona uma determinada palavra-chave, só será cobrado o valor do investimento no clique quando um usuário, de fato, clicar no anúncio. Caso contrário, você não paga.
Além disso, quem define o valor por clique é você! O Adwords funciona como uma espécie de leilão de palavras-chave. Você escolhe os termos que deseja inserir e define um valor de lance por clique. Esse valor, aliado à relevância que a sua página tem para aquele termo, definirá a ordem de apresentação na página de resposta.
4. Esteja presente nas redes sociais
Uma das dicas de marketing digital mais interessantes é investir nas redes sociais. As plataformas são ótimas para diversas finalidades, como atrair novos consumidores, apresentar lançamentos, consolidar a imagem da marca ou gerar um relacionamento próximo da empresa com os clientes.
Você pode usar as redes sociais com uma boa frequência, mantendo um canal de comunicação com o público.
Também é possível criar posts patrocinados, aumentando o alcance da ação. Nessa estratégia, é possível definir a audiência, destacando as características das pessoas que realmente fazem parte do seu público-alvo, ou seja, aquelas que têm interesse nos produtos ou serviços do e-commerce. Dessa forma, você não gasta dinheiro com pessoas que não serão suas clientes.
5. Não se esqueça da estratégia de e-mail marketing
Por fim, não podemos nos esquecer do bom e velho e-mail marketing! Essa é uma das dicas de marketing digital mais antigas, mas ainda é uma das que geram maiores taxas de conversão.
O envio de e-mail marketing nunca deve ser confundido com a prática de disparar spam, ou lixo eletrônico. Enviar mensagens para quem não deu a autorização de recebimento não é uma ação indicada. Os usuários podem não gostar da atitude e simplesmente bloquear a comunicação com a empresa.
Porém, para que a estratégia de e-mail marketing funcione, não é só a autorização de recebimento que deve ser avaliada. Você deve planejar os envios para não sobrecarregar a caixa de entrada dos seus leads, assim como criar assuntos e mensagens totalmente relevantes e interessantes para gerar uma boa taxa de abertura e engajamento com os e-mails.
Portanto, neste conteúdo, nós vimos 5 dicas de marketing digital que você pode aplicar no seu e-commerce. Essas práticas visam a aumentar o tráfego no site, gerar mais conversões e, claro, mais vendas!
Lembre-se de que é necessário criar um planejamento das estratégias para que o plano dê certo. Estruture bem cada passo e aonde você quer chegar!
Agora que já conhece as principais dicas de marketing digital, descubra as 7 características que todo e-commerce deve ter!