7 habilidades de marketing digital para impulsionar as vendas da sua loja virtual

Os e-commerces são a nova tendência do empreendedor brasileiro. Eles possibilitam que qualquer pessoa tenha uma pequena empresa vendendo produtos online. Porém, é necessário pesquisar sempre sobre novas estratégias de marketing digital para não estagnar os negócios e perder clientes.

 

Por isso, confira no artigo de hoje 7 habilidades de marketing digital para impulsionar as vendas da sua loja virtual!

Análise de dados e testes

O primeiro passo para tomar decisões mais assertivas na sua loja virtual é analisar os dados do seu site.

Se você observa, por exemplo, que a maior parte de seus visitantes vêm de um canal de mídia específico (como Facebook), você poderá investir mais nesse canal.

Além disso, a partir dos dados você pode usar plataformas como o Optimizely para fazer testes em suas páginas, a fim de entender qual design ou copy converte mais, por exemplo, sem correr o risco de fazer uma mudança repentina.

UX Design

Durante a criação do seu site, o design de cada página precisa ser elaborado para aumentar suas conversões.

Por isso, a maior tendência do marketing digital é o UX Design, focado na experiência do usuário.

Integrando um sistema de feedback às suas páginas, como o Hotjar, você pode detectar os pontos fortes da sua página e onde é necessário fazer mudanças.

Nisso é importante incluir também a experiência no mobile e a criação de sites responsivos, pois atualmente o Brasil é o 5º país líder em uso de smartphones.

SEO

A otimização para os mecanismos de busca, conhecida como SEO, é fundamental para aumentar suas vendas de forma orgânica.

O objetivo do SEO é facilitar o rastreamento dos mecanismos de busca para encontrar o seu conteúdo.

A partir dele você pode aumentar seu tráfego orgânico, ou seja, sem pagar por anúncios, apenas investindo em otimizações a longo prazo.

HTML + CSS + JavaScript

Se engana quem pensa que para ter uma loja virtual basta divulgar os produtos para vendê-los.

Saber pelo menos o básico de programação é, atualmente, uma enorme vantagem competitiva para os donos de e-commerce.

Afinal, até mesmo em estratégias de SEO é necessário ter conhecimento do código das suas páginas para entender como cada função afeta a performance do site.

Para isso, aprenda o básico de:

  • HTML: É a linguagem básica do seu website, a estrutura dele;
  • CSS: Linguagem usada para definir a formatação visual do conteúdo HTML, a aparência;
  • JavaScript: Linguagem usada para gerar interatividade nos sites.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal excelente para gerar conexão com o usuário, nutrir leads e aumentar suas conversões.

Sua principal vantagem é que o usuário decidiu se cadastrar na sua newsletter, ou seja, ele não se sente invadido, pelo contrário, decidiu receber seus e-mails por vontade própria.

Através do e-mail é possível quebrar objeções dos clientes, evitar o abandono de carrinho, fazer upselling e cross-selling.

Automação de marketing

Nem sempre será possível gerenciar todas as suas redes sociais manualmente. Para isso, invista na automação de marketing.

A automação de marketing é a estratégia de usar softwares de marketing para agir em escala e automaticamente.

Com esses softwares é possível identificar, monitorar e responder suas personas de forma personalizada.

Esses programas reduzem o trabalho manual da sua equipe de marketing e aumentam a eficiência do time, que passa a focar em tarefas mais relevantes.

Marketing de Conteúdo

Você sabia que um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro do que manter um cliente atual?

Por isso, investir em marketing de conteúdo é a chave para nutrir sua base de clientes e gerar valor para eles, mantendo seu público sempre interessado nos seus conteúdos.

Seja criando um blog, um canal no YouTube ou uma newsletter, o investimento em marketing de conteúdo não é tão alto e vai te gerar mais vendas e satisfação dos clientes.

Gostou das nossas dicas de 7 habilidades de marketing digital para impulsionar as vendas da sua loja virtual? Entre em contato

Pessoas compram experiências, não produtos”, diz CEO da Adobe

“Você se lembra das suas últimas férias?”, pergunta Shantanu Narayen, CEO da Adobe a um auditório com 12 mil pessoas. Analistas, profissionais de marketing e funcionários de empresas parceiras estão lá para saber o que a empresa prepara para o futuro. E ainda assim, o presidente da companhia quer falar sobre sua última viagem (que, por sinal, foi a Nova York, com sua esposa, para encontrar o filho que mora lá). Mais do que nunca, explica ele, é importante falar sobre experiências. A viagem durou 48 horas e foi planejada com pouquíssima antecedência – o que só foi possível por causa de várias plataformas online para comprar entradas para um musical, reservar o quarto de hotel, comprar a passagem aérea – mas apesar do pouco tempo lá, a experiência foi marcante, diz.

“Quando você lembra das experiências mais importantes da sua vida, pode não se lembrar dos detalhes, mas é a experiência geral que fica”, afirma Narayen. E apesar de o resultado final – a plataforma para reservar o hotel – parecer simples, há muito trabalho por trás disso. “Antes, os produtos eram a base da diferenciação, mas não mais. E para cada experiência positiva criada, houveram várias experiências ruins, que podem danificar o seu negócio”.

Durante a abertura do Adobe Summit 2018, em Las Vegas, ele afirmou que todos os negócios hoje precisam ter como base criar experiências para os usuários. E defende que todas as companhias podem fazer isso, inclusive aquelas que fornecem produtos e soluções para outras empresas (B2B). Afinal, diz ele, a expectativa das pessoas não muda quando vão para o escritório.

Brad Rencher, vice-presidente executivo da Adobe, ressaltou a importância de melhorar cada vez mais a experiência dos usuários. Recentemente, contou, ele começou a receber mensagens da companhia aérea Delta assim que a sua mala é colocada no avião – e quem já teve uma mala perdida sabe o valor dessa simples mensagem. “Parece simples, mas é muito difícil de realizar uma coisa dessas”, afirma.

Segundo uma pesquisa realizada pela Adobe, as empresas líderes em criação de experiência, independentemente do ramo de atividade da empresa, têm uma percepção de marca 1,6 vez maior, têm 1,7 vez mais a retenção de novos clientes, e o crescimento da receita é 36% o mais rápido, além de reportarem também em maior satisfação dos clientes.

E para melhorar a experiência dos usuários, os principais executivos da empresa falaram sobre a necessidade de uma “hiper-personalização em escala” para o marketing.

Para isso, diz Rencher, um grande desafio que as empresas enfrentam é a falta de unidade dos perfis dos consumidores. Diversas áreas da empresa recolhem determinados dados sobre um consumidor e têm visões diferentes sobre ele, explica. Quem nunca recebeu propagandas sobre um produto depois de tê-lo comprado? Além de ser ineficaz para a emrpesa, isso gera uma frustração no cliente, afirma Rencher. Para lidar com isso, a Adobe lançou hoje o Experience Profile, uma plataforma desenhada especificamente para unificar os dados de cada cliente. “Além de colocar todos os dados em uma caixa única, é preciso criar um sentido para essas informações”, afirma Rencher. A ferramenta de perfil dos consumidores também se integra ao programa de inteligência artificial da Adobe, o Sensei. Outras soluções mostradas durante o evento facilitam a segmentação da publicidade online e criação mais ágil de peças publicitárias que se encaixam nos diferentes formatos online, de banners nos sites a emails.

“O machine learning nos ajuda na segmentação, na previsão da jornada do consumidor e permite uma experiência segmentada”, diz Rencher. “É uma forma de usar de uma forma prática aqueles dados que você coletou”.

Adobe Advertising Cloud, por exemplo, cria automaticamente novos tamanhos e formatos de uma peça publicitária – algo que atualmente toma muito tempo dos designers. Além disso, a ferramenta facilita a segmentação. Em um exemplo mostrado no palco, é possível alterar a foto e o texto de um anúncio em minutos, e destinar aquela comunicação a um público bastante específico (como pessoas de 18 a 24 anos que moram em Chicago, por exemplo). Assim, em vez de perder tempo criando vários formatos da publicidade e imaginando qual seria o resultado de determinada campanha, é possível colocar isso no ar rapidamente.

Transformação digital
O CEO da Adobe falou sobre a necessidade da transformação digital nas empresas e de uma mudança de mentalidade das companhias. Para conseguir criar uma experiência, as empresas precisam diversificar o design, diz ele, que não está mais apenas na criação de um site ou de uma peça publicitária. “O mundo é muito mais complexo que isso hoje, o design está em tudo, precisamos pensar em experiência em realidade virtual ou realidade aumentada, e é preciso criar engajamento também no mundo off-line”, diz Narayen.

As empresas também precisam aprender a usar os dados com inteligência, “para entender o que se passa na vida das pessoas, em tempo real, não atualizando uma vez por dia ou a cada semana”. Para lidar com a imensa quantidade de dados disponíveis, ferramentas de inteligência artificial e machine learning são cada vez mais importantes.

Por último, ele falou sobre as mudanças que precisam ser feitas na cultura das empresas. “Os processos das empresas foram feitos em outro mundo e para outro mundo. É preciso criar uma nova arquitetura dentro das empresas e prepara-las para a transformação digital”.

*A jornalista viajou a convite da Adobe – Fonte: epocanegocios

“Novo”Mercado Shops! O que muda?

Novo Mercado Shops

Na última semana de março, o Mercado Shops publicou uma nova Landing Page informando que em breve, você lojista poderá experimentar o novo Mercado Shops.

Mas o que seria esse “novo” Mercado Shops? Como ficam as lojas que usam o modelo atual da plataforma?

Segundo o conteúdo da Landing Page o Mercado Shops quer oferecer uma melhor experiência, estando totalmente integrada ao Mercado Livre, porém sem muito detalhes de como isso vai ajudar você lojista a impulsionar seu negócio on-line usando a nova plataforma.

Uma das maiores duvidas dos lojistas é: O que vai acontecer com a minha loja atual?

Por enquanto, a informação é que sua loja continuará funcionando como sempre. A plataforma informa que estão trabalhando para que você possa experimentar essa nova ferramenta e fazer a transição mais facilmente.

Observando algumas lojas que já utilizam a nova plataforma em versão beta, o visual é o mesmo do Mercado Livre, o lojista poderá apenas inserir seu logotipo, deixando pra trás toda sua identidade visual e personalização de layout.

A identidade visual é parte importante de toda empresa e ainda mais no e-commerce. Hoje, com a maioria das lojas compartilhando dos mesmos benefícios para atrair a atenção e conseguir converter a venda, sem o apelo visual ficará ainda mais difícil se destacar entre as milhares de lojas on-lines e dos grandes cases do segmento.

Ainda de acordo com as informações da Landing Page do Mercado Shops, quais benefícios você lojista teria com o novo Mercado Shops?

  Você não terá custos fixos de ativação nem mensalidades. Você pagará apenas a tarifa de venda como no Mercado Livre.
  • as tarifas variam de 11 a 16% de acordo com o produto e categoria anunciada e ainda prevalecem as regras de anúncio do Mercado Livre, precisa consultar se seu produto é ou não liberado para venda dentro da plataforma (ex. acessórios de tabacaria, alguns suplementos, cosméticos, etc).
 Integração completa com o Mercado Livre. Você não terá que dobrar esforços no gerenciamento de diferentes canais. Toda a gestão da sua loja será feita a partir do painel de vendas do Mercado Livre.
  • não existe personalização de layout, o gerenciamento é apenas dos produtos.
 As vendas do Mercado Shops vão impactar diretamente na sua reputação no Mercado Livre e ajudarão você a posicionar-se melhor nos resultados de busca da plataforma.
  • esse é um ponto polêmico e muito pouco claro de como as vendas vão impactar seja NEGATIVAMENTE ou positivamente
 Sua loja conta com os mesmos benefícios de vender pelo Mercado Livre, incluindo Mercado Envios, Mercado Pago, o programa de proteção em todas as suas vendas e Mercado Pontos para seus clientes.
  • isso sempre existiu, não tem nada de novo!
Nosso viés é que ainda falta muita clareza de como e quando essa migração vai acontecer, a única certeza que temos, é que no futuro, todas as lojas terão o mesmo layout, sem destaque e apelo para se diferenciar e conquistar os consumidores.

Fonte: //www.mercadoshops.com.br/landing/migration

Google Analytics para e-commerce o guia definitivo!

Google analytics para e-commerce
Google analytics para e-commerce

A era do achismo está definitivamente acabada: as empresas que embasam suas decisões em crenças e simples especulações pessoais estão colocando seus investimentos e resultados em risco. Se você ficou assustado com isso, saiba que realmente vale a atenção, mas é claro que há soluções para não cair nas armadilhas. Para isso basta tomar as decisões corretas e uma delas é trabalhar com o Google Analytics para e-commerce.

Essa ferramenta é considerada obrigatória para qualquer comércio eletrônico que queira prosperar e se consolidar no mercado. Até mesmo as páginas que não visam diretamente às vendas, como blogs e aplicativos, podem usufruir dos recursos da plataforma, conhecendo o tráfego, comportamento dos usuários, localização, permanência nas páginas, entre outros.

No entanto, para o e-commerce o Analytics é ainda mais crucial. Todas as métricas que a ferramenta proporciona ajudam a mostrar para os responsáveis o desempenho de cada estratégia, desenvolvendo condições de otimizar os investimentos e de buscar estratégias que tragam resultados melhores.

Preparamos este guia completo a fim de garantir que você consiga ter sucesso ao utilizar o Google Analytics para e-commerce. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • o que é o Google Analytics;
  • para que serve o Google Analytics;
  • como instalar e configurar a ferramenta;
  • quais são as métricas que você deve acompanhar no e-commerce;
  • como personalizar e gerar relatórios mais aprofundados;
  • como os relatórios ajudam o seu e-commerce.

Preparado para conhecer o universo das métricas e como utilizá-las para tomar decisões e ter melhores resultados no comércio eletrônico? Boa leitura e estudo!

O que é o Google Analytics?

Se você está lendo sobre o Google Analytics é porque provavelmente já tem um site que recebe visitantes ou está com um desejo de criar um. Essa ferramenta cria um monitoramento completo do ambiente digital, mostrando diferentes métricas que vão ajudam a entender melhor o desempenho das suas páginas.

Ao instalar a ferramenta no seu site ela vai começar a contabilizar os dados, tais como o número de visitantes, quais são as páginas mais acessadas, o momento do dia que possui maior tráfego, o tempo médio que os usuários permanecem dentro do seu ambiente, o comportamento deles, entre vários outros indicadores.

O importante a saber agora é que as empresas não podem mais embasar suas decisões em simples achismos e crenças. Com o acesso à internet cada vez mais amplo, elas podem aumentar o público-alvo ao vender para pessoas cada vez mais distantes. Isso é ótimo porque permite uma maior receita, mas tem também um lado negativo, uma vez que a concorrência é maior, pois seu negócio passa a competir com marcas de várias localidades.

Vale lembrar também que o comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes em relação às marcas com as quais fazem negócios. Eles não aceitam mais somente a venda de um produto ou serviço, mas uma boa experiência em que suas necessidades sejam atendidas da melhor maneira possível. Isso aumenta a pressão sobre os empreendimentos para criarem ações mais personalizadas, assertivas e relevantes.

Além disso, é possível aliar o Google Analytics para e-commerce às estratégias de marketing digital, como campanhas de anúncio, redes sociais, e-mail marketing e diversas outras possibilidades. Uma boa comunicação requer um investimento financeiro por parte da empresa e as métricas são essenciais para analisar, por exemplo, a lucratividade de uma determinada ação, o que permite que sejam feitos investimentos mais certeiros e consequentemente que aumente o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Para que serve o Google Analytics para e-commerce?

O Google Analytics para e-commerce tem uma infinidade de aplicações e serventias. Porém, para que você tenha conhecimento do que pode fazer com a ferramenta, criamos uma lista com as principais atribuições e benefícios. Veja:

Acompanhar o crescimento do número de visitantes

Vamos criar um cenário simples para gerar um melhor entendimento: imagine que você tem uma loja física em um shopping. Com tantas opções de compras lado a lado, o lojista precisa investir em uma boa decoração para atrair as pessoas que estão ali passando. Quanto mais pessoas dentro da loja, maior a probabilidade de gerar mais vendas. Certo?

No e-commerce funciona de uma forma parecida: quanto mais visitantes dentro das suas páginas, maior será a chance de aumentar as vendas. É claro que para isso é preciso investir na qualidade das páginas, criar um ambiente com bom layout, responsivo, que tenha um rápido carregamento (visto que grande parte dos acessos ocorre por meio de smarthphones), entre outras coisas.

É preciso ter em mente que um dos objetivos para o site é atrair mais visitantes e existe a possibilidade de usar o Google Analytics para acompanhar a evolução do tráfego. As análises de quantas pessoas estão acessando as páginas podem ser feitas mês a mês, de forma semanal ou com intervalos personalizados.

Além disso, também dá pra saber quantos usuários estão fazendo o primeiro acesso no seu site ou blog. Uma ideia é criar metas de evolução e tomar ações para alcançar os valores desejados, sempre avaliando a eficácia de cada uma delas para fazer correções e otimizar o plano sempre que necessário.

Saber quais páginas possuem a maior taxa de rejeição

Sabe quando você clica em um anúncio na rede de pesquisa, vai para uma página da empresa, mas fecha antes de clicar em qualquer outra informação no site? Quando isso acontece essa página recebe uma pontuação como taxa de rejeição, a qual relaciona exatamente a quantidade de pessoas que estão entrando e saindo pela mesma fonte sem acessar outras informações.

É muito importante acompanhar a taxa de rejeição tanto do do site de forma geral quanto das suas páginas de maneira individualizada para encontrar qualquer problema de acesso ou tentar melhorar o conteúdo para gerar mais atração e retenção dos visitantes.

Descobrir por qual canal de comunicação os seus visitantes estão chegando

Dentro do marketing digital existem várias possibilidades que podem ser bem-exploradas. As redes sociais, por exemplo, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, se tornaram verdadeiras ferramentas para as empresas. Com as plataformas os profissionais conseguem atrair o público, postar novidades e tendências, acompanhar a movimentação da concorrência, além de vender diretamente, claro.

Outra possibilidade no mundo digital é com os anúncios. Trabalhando com a plataforma do Google Adwords, em que se cria anúncios de diversos formatos, como rede de display, pesquisa, vídeos no YouTube, entre outros, pode-se alcançar um público significativo.

Também não podemos nos esquecer da técnica de e-mail marketing, uma das ações mais antigas e que mais gera resultados. Essa estratégia permite uma aproximação maior com o público, melhorando o relacionamento e gerando nutrição dos leads. Vale ressaltar que essa estratégia pode ser automatizada com ferramentas específicas, otimizando todo o trabalho.

Esses são só exemplos de fontes que podem ser exploradas no marketing digital para gerar leads e vendas. Além disso ainda existem as técnicas de marketing offline, mas que não vamos detalhar muito aqui neste momento. No entanto, com tantas opções de ataque, o normal é que as empresas diversifiquem suas estratégias. Então, como saber qual é a maior fonte de geração de leads? Como saber por quais canais o seu tráfego está sendo gerado? A resposta está no Google Analytics!

A plataforma mostra em detalhes a quantidade de público gerado em cada fonte. Isso ajuda na decisão de priorizar algum canal, trabalhar mais forte para melhorar um que não está gerando bons resultados ou mesmo entender as preferências do seu público. Vale a pena reforçar: não podemos tomar decisões em achismos. O Google Analytics para e-commerce auxilia justamente a ter certeza dos investimentos e ações e conhecer o desempenho de cada canal de geração de tráfego é primordial.

Mapear os horários de maior procura e visita

Além de saber a fonte, que tal conhecer os horários e os dias da semana em que se concentram a maior parte do seu tráfego? Isso é importante para intensificar campanhas de promoções, direcionar o lançamento de anúncios ou e-mail marketing ou até mesmo fazer manutenções no seu site.

A plataforma de análise cria um gráfico com a distribuição de acessos ao longo da semana. Você pode usar essa informação para trabalhar melhor cada fase.

Identificar os conteúdos de maior sucesso

Por fim, a plataforma do Google Analytics também é útil para a identificação dos conteúdos com maior procura e leitura. Sabemos que criar um blog para e-commerce tem um peso muito importante nos dias de hoje., visto que o marketing de conteúdo está em alta. Várias marcas estão investindo na criação e divulgação de materiais relevantes para atrair, envolver e converter os potenciais interessados nas soluções em clientes.

Esses conteúdos podem ser usados para criar a jornada de compra, que abrange todo o funil de vendas desde a fase inicial, de atração, até o fechamento da venda e depois dela, com conteúdos especiais para gerar a fidelização do cliente. No blog é importante conhecer os conteúdos que têm maior sucesso com o público. Isso permite limpar a sua lista de postagens e concentrar seus esforços em otimizar aqueles que estão com melhor performance.

Como instalar e configurar a ferramenta?

Para começar a utilizar o Google Analytics para e-commerce nós preparamos um passo a passo para instalação e configuração:

Obter o código de acompanhamento

  • acesse a página do Google Analytics;
  • crie uma conta ou faça login, caso já tenha conta no Google;
  • clique em “inscreva-se”;
  • complete o formulário indicado com as informações do seu site;
  • com todos os dados preenchidos, clique em “obter ID de acompanhamento”. Isso vai gerar um código que deve ser colocado no seu site para gerar o rastreamento e coleta das informações;
  • aparecerá o termo de aceitação e, após a leitura e confirmação, o código de acompanhamento.

Inserir o código no site

  • ainda dentro da sua conta no Google Analytics, copie o código de “Acompanhamento de website”;
  • abra o seu site, clique em “Aparências” e “Editar”;
  • antes do código </head>, cole o código que você copiou no Analytics. Faça isso para todas as páginas que deseja acompanhar.

Pronto, agora seu site já está com o código do Google Analytics e pronto para ser analisado pela ferramenta. Se você não conseguiu seguir os passos aqui descritos e teve dificuldades, há alguns plugins para WordPress que podem ser usados, como o Insert Hearders and Footers ou Google Analyticator.

Uma vez que a ferramenta já está sendo utilizada você pode configurá-la de acordo com sua necessidade, destacando as métricas mais interessantes. Vamos falar mais sobre isso em seguida.

Quais são as métricas que você deve acompanhar no e-commerce?

Várias métricas são possíveis de serem acompanhadas na plataforma de e-commerce. A seguir nós listamos algumas das principais para que você possa usar bem a plataforma do Google Analytics. Veja:

Visitors / Visitantes

O número de visitantes, como já dissemos ao longo deste guia, é uma das métricas do Google Analytics para e-commerce. É muito importante monitorar os valores e trabalhar para que eles sempre aumentem. Uma boa ideia é colocar metas e observar o desempenho das ações para isso.

Uma dica é não olhar somente o valor de visitantes de forma geral, mas de cada canal de geração de tráfego. Dessa forma você evita que um canal compense o outro em caso de variações.

New users / Novos usuários

Os novos usuários no site são aqueles que estão acessando pela primeira vez. É interessante acompanhar essa métrica também a fim de saber como suas ações de atração de novos usuários estão se desempenhando.

Geo / Geolocalização

Os dados de geolocalização indicam as regiões em que estão os usuários do seu site. Esse dado é muito interessante para descobrir se há algum local com maior número de visitantes, abrindo espaço para criar ações direcionadas.

A segmentação do público é muito importante para o sucesso das estratégias de marketing. Se você recebe um e-mail, por exemplo, falando sobre uma promoção na sua cidade, isso pode ter um alto engajamento. No entanto, se você recebe a mesma promoção, mas com o título de uma cidade a quilômetros de distância, a mensagem será facilmente desprezada.

Bounce rate / Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a quantidade de pessoas que entraram e saíram do seu site pela mesma página, sem buscar outros conteúdos. Essa métrica deve ser monitorada a fim de encontrar problemas de navegação, conteúdos fora do ar ou qualquer coisa que atrapalhe a experiência do público.

Além disso, você pode fazer testes com os anúncios e acompanhar a taxa de rejeição das páginas de direcionamento para analisar se aquela estratégia está sendo atrativa aos usuários.

Conversion rate / Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais utilizadas no e-commerce. Ela funciona com uma determinação de ação, seja uma compra, cadastro, clique ou outra tomada de ação. Então, relaciona a parcela de usuários que seguiu essa ação esperada com o volume total.

Por exemplo, imagine que você queira monitorar a taxa de conversão do seu e-commerce em vendas. Com um tráfego de 13.000 pessoas mensalmente, 200 pedidos foram registrados em um período de 30 dias. Aplicando a fórmula da taxa de conversão com esses dados, teremos:

Taxa de conversão = 200 / 13.000 = 0,015 ou 1,5%

Essa taxa de conversão pode ser medida por estratégias, períodos, diferentes ações ou o que for mais interessante para o negócio.

Time on site / Tempo no site

O tempo no site é o intervalo médio que seus usuários permanecem navegando em suas páginas. Quanto maior esse tempo for, mais relevante está sendo seu conteúdo e os buscadores, como o Google, consideram esse fator como primordial no momento de criar o ranqueamento na busca orgânica, ou seja, a não paga. Os conteúdos do blog, por exemplo, ajudam bastante a manter os usuários no site, lendo os materiais e interagindo com eles.

Users real time / Usuários ativos no site

Outro recurso bem interessante do Google Analytics para e-commerce é o número de usuários ativos. Esse dado é coletado ao vivo, ou seja, a ferramenta mostra quantas pessoas estão online no seu site naquele exato momento. É muito bom acompanhar essa métrica para validar promoções, campanhas e períodos de alta procura, como Black Friday, Natal e outras datas sazonais.

Como personalizar e gerar relatórios mais aprofundados?

Uma das possibilidades ao usar o Google Analytics para e-commerce é a personalização. Por padrão a ferramenta apresenta um layout único, mas você pode estruturar a página como achar melhor. Para isso, siga o passo a passo:

  • faça o login na sua conta do Google Analytics;
  • vá até sua vista e clique em “Relatórios”;
  • escolha “Personalização” e depois “Painéis”;
  • para criar um novo painel você deve clicar em “+ Novo painel de controle”;
  • dê um nome e clique em “Criar painel”;

Na personalização você pode escolher widgets para o seu painel, acrescentando gráficos, métricas, mapas de localização, tabelas, barras e outros. Depois que você escolher todos os elementos do painel de controle também é possível alterar o layout. Para isso clique em “Customize Dashboard” e faça as alterações que achar necessárias.

Como os relatórios ajudam o seu e-commerce?

O Google Analytics concentra uma gama muito extensa de métricas sobre o seu site. Porém, nem sempre trabalhar com todas elas ou um número muito grande é uma boa estratégia. Você deve se concentrar naquilo que realmente é interessante e útil para o seu negócio em específico. Por isso é interessante customizar a plataforma e focar no que pode ajudar a gerar resultados.

Os relatórios com essas métricas ajudam a dar mais certeza sobre as ações. Imagine uma situação em que sua empresa dispõe de R$2.000 para investir em estratégias de marketing digital. Agora o objetivo é encontrar quais serão as ações tomadas e os valores para cada uma.

Se esse trabalho for feito sob achismo, os resultados podem ser totalmente aleatórios, acertando ou não, gerando bons ganhos ou não. Porém, se esse investimento for feito com base em resultados e análise de dados, a certeza de um bom negócio será bem maior. Com os relatórios do Google Analytics você pode ver, dentro deste exemplo que estamos criando, que a maioria do seu público está na região Sul do país. Além disso, grande parte do tráfego atual é gerado pelos anúncios, mesmo com outras estratégias já sendo aplicadas.

Com essa análise a sua equipe já tem mais informações para aplicar o investimento disponível, obtendo diversas dicas de marketing para aplicar. Ela pode criar anúncios personalizados para o público da região em destaque, destinando uma verba maior para eles ou até mesmo total. Além disso, uma outra ideia é buscar as páginas mais acessadas por esse público e concentrar os anúncios nesses temas, gerando maior atração. Por fim, vale também analisar o tipo de dispositivo usado para o acesso (desktop ou mobile) a fim de criar um ambiente que gere uma boa experiência.

Conseguiu perceber como a análise dos dados por meio de um relatório do Google Analytics para e-commerce ajuda a estruturar melhor as suas ações no e-commerce? As informações disponibilizadas devem servir como embasamento para gerar mais eficiência e assertividade, sendo de suma importância (pode-se dizer até que obrigatória na atualidade) para um negócio que quer conquistar o mercado e a preferência do seu público-alvo.

Essa ferramenta é realmente completa e capaz de gerar relatórios com tudo o que os gestores e responsáveis precisarão saber para acompanhar o desempenho das ações e saber se os esforços estão gerando os resultados esperados.

Toda empresa precisa trabalhar com base em fatos e números concretos para não perder espaço para a concorrência e também para não fazer apostas fundamentadas em meras convicções e correr grandes riscos. Com atitudes pautadas em informações fidedignas você conseguirá aumentar as vendas, gerar um melhor conhecimento da marca e projetar um crescimento sólido para a empresa.

Para finalizar, se você ficou com qualquer dúvida sobre a instalação, a configuração ou a utilização do Google Analytics para e-commerce, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Somos especialistas nesse trabalho e estamos prontos para ajudar da melhor forma possível a conquistar os seus objetivos.

Afinal, o que é nicho de mercado? Entenda seu valor para o e-commerce!

O que é nicho de mercado
O que é nicho de mercado

Um tema fundamental para qualquer planejamento de marketing é compreender o que é nicho de mercado. Ao definir um nicho para atuar, as chances de o seu negócio prosperar são muito maiores do que quando você utiliza estratégias mais genéricas para aprimorar os seus resultados.

Continue lendo “Afinal, o que é nicho de mercado? Entenda seu valor para o e-commerce!”

Gestão de e-commerce: todas as áreas envolvidas na administração da loja

Gestão de e-commerce

Gestão de e-commerce. A expectativa para o ano de 2018, mais uma vez, é de crescimento para o mercado de e-commerces do Brasil. Repetindo os anos anteriores — que apontaram alta sempre acima da casa dos 10% —, a projeção aponta para 15% em relação ao ano passado e para um faturamento que ultrapassa os 65 bilhões de reais.

Continue lendo “Gestão de e-commerce: todas as áreas envolvidas na administração da loja”

B2W vai disputar mercado no Brasil com gigantes como AliExpress e eBay

A B2W (dona de Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato) entrou no disputado mercado de vendas de produtos importados pela internet, o chamado comércio cross-border, numa estratégia para duelar com gigantes como eBay e AliExpress. Sem alarde, no dia 19 deste mês, o site da varejista ganhou a opção de compras Americanas Mundo, que permite ao consumidor adquirir mercadorias de empresas estrangeiras, segundo consta em relatório do BTG Pactual. Inicia as operações com um sortimento de 200 mil itens. A meta, contudo, aponta o levantamento, é bater dez milhões de produtos comercializados até o fim de 2019 e alcançar R$ 5,7 bilhões em vendas brutas em 2025.

O cálculo do BTG, classificado pelo banco como conservador, avalia que as vendas brutas do marketplace internacional — por ora composto de fornecedores de Estados Unidos e China — equivaleria a 8% das vendas brutas totais da B2W em 2025. Com a divulgação das informações, os papeis da B2W registram alta de 1,68% na Bolsa nesta segunda-feira, fechando cotados a R$ 12,65.

O Americanas Mundo, que oferece itens em segmentos como relógios, eletrônicos, automotivo e brinquedos, ainda não permite ao consumidor incluir produtos dessa nova modalidade de e-commerce na mesma cesta de compras da Americanas.com. Embora o reltório do BTG afirme que as entregas seriam feitas em um prazo de até 30 dias sem custo ou em até sete dias, com entrega feita por uma outra empresa, o site alerta que os itens levam de dez a 50 dias para chegar ao comprador.

O valor do frete, quando contratado de outro fornecedor que não os Correios, é calculado caso a caso. Enquanto o imposto de importação, o recolhimento de ICMS e um eventual gasto com despacho postal ficam a cargo do consumidor, que deve acompanhar o percurso do produto adquirido pelo site. Os produtos com preço de até US$ 50 estão isentos de taxas.

A B2W, avalia o relatório do BTG, tem três razões principais para ser bem-sucedida na nova operação. A companhia conta com forte tráfego de usuários, ampla oferta de itens e foco em entregar uma experiência de qualidade ao consumidor. É passo acertado em um mercado que deve triplicar de tamanho nos próximos anos, diz o levantamento.

A companhia encerrou o terceiro trimestre de 2018 com prejuízo de R$ 105,8 milhões, aprofundando a perda de R$ 88 milhões registrada em igual período do ano anterior. O total de vendas on-line, no entanto, avançou para R$ 3,6 bilhões, alta de 23,7%. Se o recorte de resultado for apenas pelo desempenho do marketplace, o total bateu R$ 1,89 bilhão, salto de 64,5%.

Concorrência com grandes não é fácil
Alexandre van Beeck, sócio da GS&Consult, afirma que competir com as grandes do e-commerce internacional não é fácil, mas é o único caminho:

— É o caminho natural para os grupos que querem fazer frente a esse novo varejo. É preciso ampliar a atuação e trabalhar com as novas oportunidades. Não dá para seguir nesse jogo sem fazer esse movimento ou ficar esperando que outros concorrentes façam isso antes. O desafio da Americanas.com será encontrar uma forma de ter relevância frente a concorrentes como AliExpress ou Amazon.

Com base no conhecimento que a B2W tem do consumidor brasileiro, continua ele, a operação deverá colaborar para impulsionar o resultado da companhia futuramente.

Os gigantes desse setor têm grande pegada em comércio cross-border . A Amazon, que também já atua no Brasil, tem 30% de suas receitas geradas fora dos Estados Unidos. Já no caso do Alibaba, menos de 10% dos ganhos vêm de fora da China.

Foi justamente o grupo chinês que dominou esse segmento de e-commerce no Brasil em 2017, segundo o BTG. Naquele ano, 22,5 milhões de brasileiros compraram em sites internacionais, sendo que 54% deles escolheram o AliExpress. No total, as vendas nesse negócio cross-border somaram US$ 2,7 bilhões no país, avanço de 15% sobre 2016. O tíquete médio, contudo, caiu para US$ 37, ante US$ 35,7 um ano antes.

Fonte: oglobo

Processo de venda no e-commerce: encurte o caminho para o cliente

Processo de venda no e-commerce
Processo de venda no e-commerce

Pode parecer simples, mas confirmar uma venda em uma loja virtual é uma tarefa longa e com diversas etapas de convencimento até a conversão final do cliente. Portanto, entender como funciona o processo de venda no e-commerce é fundamental para garantir os melhores resultados possíveis para a sua empresa.

Continue lendo “Processo de venda no e-commerce: encurte o caminho para o cliente”

Como a automação de processos pode diminuir seu volume de trabalho?

Automação de processos
Automação de processos

Muita gente fala sobre automação de processos, mas nem todos entendem o impacto dessa prática na rotina de trabalho. Para quem tem um site e quer profissionalizá-lo com um layout personalizado, otimizar as atividades é sinônimo de simplificar as ações e aumentar a satisfação dos clientes.

Continue lendo “Como a automação de processos pode diminuir seu volume de trabalho?”