Guia completo: como empregar a psicologia das cores no design da loja virtual?

Psicologia das cores se bem empregado no design da sua loja virtual pode melhorar a aceitação do público e aumentar o número de conversões

Psicologia das cores
Psicologia das cores

Psicologia das cores. A arte da persuasão é o que está por trás do ato de vender um produto ou serviço, seja online ou offline. Embora existam milhares de fatores que influenciam como e o que é comprado, boa parte do processo de decisão é impactado pelo apelo visual do produto e do ambiente em que a oferta é feita. Um dos elementos mais fortes e importantes nesse contexto é o uso das cores.

Ao divulgar e tentar comercializar novos produtos ou serviços, é preciso ter a clareza de que consumidores priorizam a aparência estética (principalmente a cor) em detrimento de outros aspectos como som, textura e odor.

Um estudo feito pela Kissmetrics apontou que 85% dos consumidores consideram as cores do produto ou do ambiente em que o produto está sendo vendido como uma das razões principais pela decisão de compra.

Empregar a psicologia das cores é, nesse contexto, o estudo que busca entender como as cores influenciam o processo de tomada de decisão dos consumidores. A partir do domínio da correlação entre cores e compra, é possível tomar ações concretas para instigar e potencializar o desejo do consumidor.

Quer entender como aplicar o conceito no design da sua loja virtual? Confira os tópicos a seguir! Continue lendo “Guia completo: como empregar a psicologia das cores no design da loja virtual?”

5 dicas de marketing digital para tornar seu e-commerce mais conhecido

Dicas de marketing para que sua empresa atraia mais consumidores e gere maior engajamento

Dicas de marketing
Dicas de marketing

Assim como as lojas físicas precisam traçar estratégias para atrair clientes, e-commerces também devem trabalhar ações para aumentar a visibilidade e atrair usuários para dentro do ambiente online. As dicas de marketing digital são muito importantes para gerar mais vendas e, por isso, todo gestor, ou responsável pela empresa, deve sempre buscar essas informações.

Neste artigo, nós vamos mostrar as principais dicas, aquelas que podem ser aplicadas em qualquer comércio eletrônico, independentemente do nicho de mercado. Então, vamos conferir?

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Logotipo ou Logomarca, qual a diferença?

Logotipo – Entenda qual o significado e quando utilizar

Logotipo ou logomarca
Logotipo ou logomarca

A eterna briga entre profissionais que usam o termo “Logomarca” e os que batem o pé que o certo é “Logotipo”. Mas afinal, qual termo utilizar? Primeiro vamos entender o significado de cada termo:

Existem muitos designers, profissionais de marketing, comunicadores e publicitários que utilizam o termo “logomarca”, mesmo com muita gente torcendo o nariz ao ouvir. E, sim, esse termo existe no dicionário. Mas é só no Brasil que este termo existe; o restante do mundo utiliza variações das palavras logo, logotipo ou marca — mas nunca logomarca.

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Uma agência fora de Seri.e

Agência é tudo igual? Como escolher a agência ideal? O que avaliar em uma agência?

Agência Seri.e
Agência Seri.e

Uma agência fora de “SERI.E” é tudo o que o empreendedor gostaria para sua loja virtual ou negócio. Ter um parceiro para agregar qualidade, comprometimento e gerar resultados positivos, além do custo x benefício, é interessante para a saúde e visibilidade da marca e, por apresentar soluções assertivas e de qualidade, aumenta o engajamento com o público alvo. Essa sacada de marketing já foi notada por quase todo o mercado: Qualidade + Comprometimento + Disciplina = Bons resultados 😉 . Entretanto, se a receita do bolo já está pronta, por quê os resultados finais são tão discrepantes de um parceiro para outro? Por que, cada vez mais, a busca por uma agência fora de “SERI.E” vem aumentando?

 

Agência sem receita de bolo!

A resposta é simples: mais do que ter a receita pronta, é preciso fazer a alquimia correta, misturar os ingredientes para agregar a massa e fazer com que esse bolo simples torne-se um mega bolo de festas!

Quantas vezes você já leu ou ouviu por aí que era só fazer tal coisa e pronto, haveria uma chuva de clientes comprando na sua loja, mas não deu certo?

Tudo isso acontece justamente porque a maioria das agências segue um padrão de mercado, tentando automatizar suas interações com o cliente e, no desespero de atender o máximo possível de clientes, param de ESCUTAR sobre o seu negócio, desperdiçando suas particularidades e minando suas chances de se destacar.

Para ter ideia, segundo a consultoria Big Data analisou, há mais de 371 mil sites e-commerces no Brasil. Se não houver nenhum trabalho diferenciado, logo o seu site será mais um entre esses tantos mil, mais um “mais do mesmo” brigando por preço e esquecendo que o cliente realmente quer: valor!

Bolo de chocolate é bom, uma delícia! Mas se seu cliente gosta e compra o bolo de morango, então por que fazer campanha para vender bolo de chocolate?

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O que é funil de vendas e como usar no seu e-commerce

O funil de vendas é um guia prático para orientar a jornada do cliente, se bem aplicado, pode ser um diferencial competitivo.

 

funil de vendas
funil de vendas

Entender o que é funil de vendas é um dos passos mais importantes para definir uma estratégia de marketing digital. Apesar de ser um conceito que, à primeira vista, pode parecer estranho. Afinal, funil é amplamente conhecido como o utensílio que utilizamos para despejar líquidos. No mundo dos negócios, o termo se tornou uma das metodologias mais bem-sucedidas da atualidade. Promete levar uma empresa não existente ou desconhecida ao sucesso.

Quer conhecer o que é a metodologia e começar a aplicá-la no seu e-commerce? Confira os tópicos a seguir.

O que é funil de vendas?

É uma representação visual da jornada do cliente durante o seu processo de compra. Desde o momento em que ele percebe que precisa de algo até o momento em que ele escolhe quem será o fornecedor que solucionará essa necessidade. De forma bem clara, é o modo como o cliente passa de “quem é você?” para “sim, eu quero comprar”.

O funil de vendas representa um processo de múltiplas etapas e com múltiplas modalidades com foco em mover possíveis prospects* ao estágio de consumidor. *(o visitante do site que ainda não forneceu informações que possibilitem sua identificação)

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Desbravando as redes sociais

Redes sociais consomem quase 4 horas do dia do brasileiro

Redes Sociais
Redes Sociais

Atualmente, a maioria das empresas já entenderam o potencial das redes sociais. Com o marketing tradicional dando prioridade ao digital, as redes sociais estão ficando cada vez com mais conteúdo criativo e marcas competitivas lutando pela sua atenção.


Para ajudar sua empresa a obter o tipo certo de atenção on-line e se destacar, juntamos dicas sobre o que fazer e o que não fazer, usando o marketing, nas redes sociais..


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Pesquisar por tendências como conteúdo de vídeo e usar ferramentas populares  em alta para vender sua marca (Instagram TV, Twitch), pode fazer toda a diferença na tomada de decisão do cliente, entre sua marca e de um concorrente. Continue lendo “Desbravando as redes sociais”

Planejamento estratégico do papel a execução

Planejamento estratégico, exemplos e dicas de aplicação!

Planejamento estratégico
Planejamento estratégico

 

Planejamento estratégico é um processo que que norteará os passos do empreendedor e empresa para o sucesso almejado, isso tudo de acordo com uma série de fatores e importâncias mapeados previamente.

Desta forma, é preciso entender todos os momentos, a começar pelo momento presente: como está a empresa? Quais são suas forças e fraquezas? Quais oportunidades existem no mercado e quais ameaças devem ser mitigadas?

Depois desta etapa é preciso pensar no futuro, onde você quer chegar? Qual o objetivo do planejamento estratégico?

Vamos supor que sua loja virtual venda 1.000 produtos/mês e o seu objetivo é triplicar esse número em 3 anos, então, esse será o objetivo do planejamento estratégico: triplicar as vendas da loja virtual.

Sabendo o objetivo, fica mais fácil de pensarmos nas micro etapas, ou seja, no desmembramento do prazo em relação ao objetivo, por exemplo:

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Dicas Instagram – conheça 19 dicas infalíveis!

Conheça as principais dicas para INSTAGRAM

instragam
instagram

Instagram. A popularidade do Instagram é incrível. O único problema com uma plataforma que possui mais de 800 milhões de usuários ativos, em março de 2018, é garantir que suas postagens sejam encontradas por pessoas interessadas no que você tem a dizer (ou vender)!

Os dias de adicionar algumas hashtags aleatórias a um post estão bem e verdadeiramente acabados – está se tornando muito mais uma ciência. Então você tem que ter uma estratégia.

Aqui estão as nossas principais dicas para tirar o máximo proveito do Instagram para o seu negócio.

 

1. Comunique claramente o que você faz

Configure corretamente seu perfil. Use uma ótima imagem de perfil, certifique-se de que o seu Instagram publique istantaneamente com o que você faz e escreva uma boa biografia. Não se esqueça de incluir o URL do seu site!

 

2. Identidade visual é tudo

O Instagram é uma plataforma muito visual, então faça o trabalho a seu favor. Usar o mesmo filtro de assinatura e manter o mesmo estilo de fotografia dará às suas postagens um estilo consistente, o que ajuda a torná-las instantaneamente reconhecíveis.

Continue lendo “Dicas Instagram – conheça 19 dicas infalíveis!”

ESTRATÉGIA DE VENDAS E SUA DEFINIÇÃO

estratégia de vendas
Estratégia de vendas

Estratégia de vendas é um diferencial competitivo

Estratégia de vendas é um plano para incrementar as vendas de serviços ou produtos, visando o lucro. E, pode ser aplicada em lojas virtuais, grandes empresas e outros vendedores em geral.
As estratégias de vendas de uma loja virtual, são desenvolvidas, normalmente, pela direção da empresa em conjunto os gerentes de vendas, marketing e publicidade. Muitas estratégias envolvem “discursos” ou palavras-chave para abordar o cliente em potencial. Alguns desses “discursos”, como aqueles usados ​​por operadores de telemarketing, podem ter que ser memorizados e comunicados textualmente.

 

Identificando Mercados

Estratégias de vendas diferem por setor/ramo, mas não importa o que você vende, será necessário determinar o mercado alvo. Por exemplo, seria imprudente para uma empresa que vende bonecas, anunciar seus produtos em revistas de moda masculina. Mas, identificar um mercado vai além do óbvio. Pontos como localização, idade, sexo e hábitos de consumo dos clientes em potencial de uma empresa devem ser levados em consideração.

 

Métodos de configuração

Todas as empresas devem determinar como promover e vender seus produtos ao desenvolver uma estratégia de vendas. Em outras palavras, você entrará em contato com seus clientes por telefone, cartas (via correio), ou enviando e-mails de marketing em massa? Muitas empresas usam todos esses métodos (entre outros) para conseguir marcar uma reunião presencial, por exemplo. De fato, a forma que um vendedor usa para vender seus produtos ou serviços está, novamente, ligado ao conhecimento do seu mercado.

 

Conhecendo a Concorrência

Qualquer boa estratégia de vendas é construída com a concorrência em mente. Isso significa entender o que funcionou para empresas opostas e, talvez, integrá-las à sua própria estratégia de vendas. Ou melhor ainda, saber o que funciona para a concorrência, aprimorar e integrar ao seu planejamento, seja para ofertar um produto semelhante a preços mais baixos ou comercializar um produto como se fosse o melhor de seu tipo, exibindo seus diferenciais.

 

Analisando Tendências

Ocasionalmente, um produto sai de moda e precisa ser atualizado ou substituído por completo. Em outros casos, a economia determinará quanto um consumidor está disposto a gastar em determinado produto. Entender esses tipos de tendências é um grande fator no desenvolvimento de uma estratégia de vendas. As melhores estratégias começam com bastante antecedência, assim é possível identificar o ciclo de vida de um produto, ou seja, quando os produtos se tornam menos populares, ou ainda, quando os mercados financeiros flutuam.

 

Seja Organizado

A organização é um fator importante para o sucesso em qualquer setor e, para as vendas, não é diferente. Portanto, essa organização precisa incluir detalhes sobre o papel de quem realiza a venda, como metas e regiões que devem ser gerenciadas e, obviamente, as comissões e compensações. Às vezes, as estratégias incluem incentivos ou bônus para um registro de vendas bem-sucedido.

Agora que você já sabe tudo sobre estratégia de vendas, compartilhe com seus amigos e conhecidos!

 

 

O que mais vende na internet? Veja dados atuais dos líderes de mercado

O que mais vende na internet? Veja dados atuais dos líderes de mercado

Internet – Dados atualizados sobre o e-commerce brasileiro

O que mais vende na internet. Vender produtos pela internet já se consolidou como um bom negócio há algum tempo. Desde 2017 até agora, o número de pedidos do e-commerce brasileiro subiu 8%. Além disso, as pessoas estão gastando mais, já que o ticket médio aumentou em 3,8% em relação ao período anterior.

O que mais vende na internet
O que mais vende na internet. Layout da loja XFit desenvolvida na plataforma do Mercadoshops.

Já ficou bastante claro o quanto você pode ter bons retornos com uma loja virtual, não é? Para ampliar as suas chances de sucesso, você precisa apostar nos segmentos certos. Por isso, é importante conhecer o que mais vende na internet para planejar quais serão as suas estratégias nesse mercado.

Confira a seguir o que mais vende na internet de acordo com a última pesquisa Ebit Webshoppers sobre o mercado de e-commerces brasileiros!

1. Celulares

Em primeiro lugar no ranking de itens que mais vendem na internet estão os telefones celulares, principalmente os smartphones. Os números mostram o quanto esses aparelhos se tornaram importantes para o e-commerce: quase 20% do faturamento das lojas virtuais brasileiras no último ano se refere a esse tipo de produto.

Ainda segundo a pesquisa, a categoria de celulares foi uma das que mais ofereceu o benefício de frete grátis, o que provavelmente motivou muitas compras. Fica nítido o quanto pode ser vantajoso oferecer essa facilidade ao cliente para aumentar as chances de fechar negócio em um produto de valor mais elevado, como é o caso de um smartphone.

2. Eletrodomésticos

Itens como geladeiras, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar, lava-louças, entre outros, correspondem a 17% do faturamento do e-commerce brasileiro no último ano. O setor de eletrodomésticos ocupa essa posição principalmente devido ao preço mais elevado de seus produtos e da alta variedade disponível.

Para aumentar o seu ticket médio ao vender eletrodomésticos em sua loja virtual, considere oferecer facilidades extras a quem compra seus eletrodomésticos. Por exemplo, a garantia estendida pode ser anunciada como algo essencial para o cliente e melhorar os ganhos de sua loja.

3. Eletrônicos

Em terceiro lugar no índice de maior faturamento entre o que mais vende na internet está o setor de eletrônicos. É o caso, por exemplo, de TVs, aparelhos de DVD e Blu-Ray, vídeo-games, tablets, entre outros. Esses produtos representaram 11% dos ganhos do segmento de e-commerce do Brasil no último ano.

Assim como no setor de eletrodomésticos, vale a pena oferecer facilidades relevantes ao cliente para aumentar seu ticket médio, como é o caso da garantia estendida. Além disso, sua loja precisa estar em total sintonia com esse mercado. O consumidor somente comprará de você se seu e-commerce estiver atualizado e contar com as últimas novidades do mercado.

4. Informática

Artigos de informática representaram o quarto maior faturamento em lojas virtuais no último ano, correspondendo a quase 10% do total. Essa área inclui computadores, peças e acessórios para eles e demais dispositivos afins.

Trata-se de uma área com apelo a múltiplos perfis de compradores. Ao mesmo tempo em que você pode vender computadores pré-montados e acessórios, também pode ter sucesso com peças individuais para clientes entusiastas. Em geral, esses itens costumam ser mais caros e capazes de elevar o seu ticket médio.

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