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Marketing de guerrilha 6 ações para o 1º semestre de 2019

Ações de marketing de guerrilha
Ações de marketing de guerrilha

Está cada vez mais difícil impactar o seu público de forma significativa? Com o início de um novo ano, também há a oportunidade de renovar a sua estratégia para transformar os seus resultados. Você já pensou em implementar algumas ações de marketing de guerrilha?

Independentemente da área de atuação, é possível ter bons resultados com o marketing de guerrilha. Trata-se de um tipo de estratégia que envolve alto impacto e também consegue trazer grandes retornos para quem acerta na abordagem.

No artigo a seguir, falaremos mais sobre esse conceito e traremos algumas ideias de ações de marketing de guerrilha que você pode implementar em sua marca.

O que é marketing de guerrilha?

Sempre ouviu falar nesse termo, mas não tem certeza sobre o que ele significa? Marketing de guerrilha se refere a táticas que consistem em causar um grande impacto com a sua marca ou produto sem necessariamente gastar muito com isso.

Em geral, o marketing de guerrilha costuma ser mais direto e agressivo do que o tradicional. Envolve táticas disruptivas que conseguem chamar a atenção do público-alvo e até ganham mídia espontânea devido à ousadia.

O termo foi popularizado nos anos 70 pelo publicitário norte-americano Jay Conrad Levinson, tendo como inspiração a Guerra do Vietnã. Nesse conflito, os vietnamitas se saíram melhor com estratégias de alto impacto mesmo tendo menos recursos do que os seus oponentes.

Por que o marketing de guerrilha é relevante atualmente?

cada vez mais concorrência pela atenção do público atualmente, tanto no ambiente online como no offline. Isso faz com que as marcas precisem de um reforço para aumentar a relevância da sua comunicação para se manter com bons resultados.

O marketing de guerrilha se mostra como uma alternativa promissora para melhorar esse quadro. É uma maneira de impactar o mercado de forma significativa e destacar-se em meio a várias alternativas similares em um mesmo segmento.

Apesar do grande potencial de resultados que pode trazer, é importante enfatizar que o marketing de guerrilha não é sempre uma garantia de sucesso. Isso depende de uma série de fatores, além da estratégia em si, como o perfil do público e o contexto do seu mercado.

Como acertar na implementação de ações de marketing de guerrilha em 2019?

Se você quer começar 2019 com o pé direito e obter bons resultados logo nesse início, precisa planejar ações certeiras. O marketing de guerrilha requer um conhecimento aprofundado sobre o mercado e o público que você pretende atingir.

Veja, a seguir, 6 ideias de ações de marketing de guerrilha para o 1º semestre de 2019:

1. Defina objetivos específicos

Nenhuma estratégia deve ser iniciada sem que objetivos concretos sejam definidos. Isso também vale para ações de marketing de guerrilha, já que a mensuração representa a única forma de saber se você está tendo sucesso ou não.

Leve em conta as suas metas de negócios e as tendências do seu mercado. Ao estabelecer seus objetivos, certifique-se de que sejam mensuráveis. Ou seja, é necessário ter métricas que traduzam o quanto você está conseguindo se aproximar desse fim.

2. Faça um mapeamento de datas estratégicas

O calendário é um dos melhores amigos do setor de marketing. A partir de determinadas datas comemorativas, você pode desenvolver ações de marketing de guerrilha concentradas nelas.

Aproveite que o ano está inciando e comece a mapear as principais datas que têm identificação com o seu mercado. Por exemplo, o primeiro semestre traz o Dia Internacional da Mulher (excelente oportunidade para vender presentes femininos), o Dia do Consumidor (ótima data para ações focadas no seu cliente) e o Dia das Mães (que traz o fator afetivo para a motivação).

3. Crie interações entre online e offline

Manter as suas estratégias separadas pode ser prejudicial para os seus resultados. Afinal, se a experiência do consumidor é integrada, as suas ações também precisam ser. Isso significa criar interações entre seus canais online e offline como parte da estratégia de marketing de guerrilha.

Com cada vez mais gente incapaz de desgrudar do celular no dia a dia, você se apoia nesses aparelhos para ampliar a visibilidade de alguma ação em um espaço físico. Alternativamente, é possível usar o meio digital para impactar seu público de forma contínua mesmo depois de interagir com a sua marca pela primeira vez.

4. Tenha o máximo de originalidade

O ingrediente decisivo para o sucesso de muitas ações de marketing de guerrilha é a originalidade. Dificilmente, uma marca conseguirá se destacar com uma estratégia que seja semelhante demais a outras feitas por concorrentes.

Se você quer chamar a atenção com alto impacto, precisa de algo completamente original e inédito. Esse é um dos principais desafios desse tipo de ação, mas também aquele que garante seus maiores sucessos.

5. Faça parcerias estratégicas

Você não precisa conduzir as suas ações de marketing de guerrilha totalmente sozinho. Considere a realização de parcerias com outras empresas ou influenciadores para ampliar o potencial de alcance da sua campanha.

O ambiente digital ganha cada vez mais personagens relevantes em segmentos altamente específicos, o que é muito valioso para ativar a audiência que você deseja. Saiba identificá-los e inseri-los nas suas ações de maneira coerente com a própria mensagem deles e a sua.

6. Planeje bem as emoções focadas

O que você quer que o seu público sinta ao ter contato com as suas ações de marketing de guerrilha? Essa é uma pergunta muito importante cuja resposta você deve saber antes de começar a planejar a sua campanha.

Além de definir esse ponto, você também precisa tomar cuidado para que não haja um desencontro de reações. Será que toda a sua audiência reagirá da forma que você espera? Qual a margem de risco disso?

Adotar ações de marketing de guerrilha é algo que depende bastante da sua capacidade de compreender o que causa impacto em seu público e usar as ferramentas certas para isso. Aproveite as dicas acima para trabalhar no caminho certo e maximizar as suas chances de sucesso.

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