E-commerce

A importância das cores no cinema!

Que as cores influenciam na forma como você vê as coisas, todo mundo sabe. Mas e se elas também influenciassem em como uma mensagem é passada ao público? É exatamente isso que o cinema faz! Todas as cores usadas em filmes não estão ali por acaso. Sendo parte fundamental da direção de arte de um filme, a paleta de cores também direciona toda a cenografia, figurino, objetos presentes em cena. E acredite, isso faz a diferença!

Nesta cena de  A Vida Aquática de Steve Zissou, percebemos claramente que uma das personagens não pertence aquele lugar apenas por suas roupas. Em um ambiente onde todos usam azul, branco e laranja, entre alguns derivados, a personagem de Cate Blanchett veste um macacão verde-musgo que reforça a mensagem do filme de que ela é a estranha ali.

As cores também podem ter diferentes significados de acordo com o tipo de filme em que estão inseridas. Nem sempre uma cor é atribuída a um gênero apenas. Todos os filmes, mesmo os com roteiros no mesmo gênero, são diferentes uns dos outros e precisam de suas próprias paletas de cor para reforçar as ideias que querem transpassar.

Um exemplo são as paletas dos filmes abaixo, categorizados como drama.

Taxi Driver (1976) – Martin Scorsese

Taxi Driver (1976) – Martin Scorsese

Laranja Mecânica – 1971 – de Stanley Kubrick

Laranja Mecânica – 1971 – de Stanley Kubrick

As cores também afetam a temperatura de uma cena. O filme que deu o Oscar ao nosso querido Leonardo DiCaprio, provavelmente passaria a idéia errada caso sua paleta não fosse montada para reforçar a mensagem de frio e isolamento que o enredo conta.

O Regresso (2015)- Alejandro González Iñárritu

O Regresso (2015)- Alejandro González Iñárritu

Assim como MadMax, com todas as suas explosões e cenas de ação frenéticas ganhou uma paleta “quente”que reforça todos os conceitos exibidos no filme.

MadMax: Fury Road (2015) – George Miller

MadMax: Fury Road (2015) – George Miller

Criar a paleta de cor perfeita para seu trabalho pode ser bem complicado e requer bastante pesquisa e dedicação, mas blogs como o Movies in Color tentam facilitar este processo ao terem em seu acervo as paletas usadas por milhares de filmes, todos categorizados por diretor, ano e nome. Na hora em que precisar de inspiração, a conta do twitter, @CINEMAPALETTES, também é uma ótima referência! Ambos fragmentam cenas de filmes famosos, e as transformam em cores para que você possa ter uma ideia prévia do que pode usar para reforçar a mensagem passada ao seu público.

Hora de se inspirar!

Fonte: @CINEMAPALETTES; Movies In Color

Curtir:

FacebookmailFacebookmail

Compartilhar:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail