Black Friday faz e-commerce registrar melhor tráfego de 2023

Como era esperado, a Black Friday fez o e-commerce brasileiro atingir seu melhor tráfego de 2023: foram 2,8 bilhões de acessos únicos, o que representou uma alta de 13,1% em comparação a outubro e que bateu, por 1%, o antigo desempenho mais relevante do ano, de janeiro, quando 2,77 bilhões de visitas foram registradas.

É interessante observar como a data tem capacidade de modificar significativamente o padrão do tráfego do e-commerce brasileiro. “Ela reposiciona marcas, quando não setores inteiros, além de indicar tendências que podem permanecer nos meses seguintes e dar a tônica das plataformas”, observa.

O Mercado Livre cresceu 7% em tráfego, batendo a casa dos 364 milhões de acessos. A Amazon Brasil, melhor do que isso, teve alta de 12,5%, enquanto a Shopee melhorou seu patamar em 6,9%.

Magalu, porém, teve a taxa mais expressiva: 20% de alta entre novembro e outubro, passando de cerca de 121 milhões de acessos para 146,2 milhões.

 

O que é e-commerce?

O e-commerce (do inglês, eletronic commerce), conhecido em português como comércio eletrônico, é a prática conhecida por gerar negociações online para compra de produtos, serviços e infoprodutos.

“Essas margens se ligam bastante às campanhas que cada marca faz para puxar os clientes para suas plataformas, embora muitas pessoas já cheguem na Black Friday com as pesquisas sobre seus produtos feitas nos meses anteriores – e esperam a data só para fechar a compra”, explica Ivo. Para ele, assim, faz sentido entender as taxas de variação de Mercado Livre e Magalu, por exemplo. Não foi só: entre os marketplaces, as Casas Bahia – que vem apostando cada vez mais na Black Friday, subiu incríveis 42,5% em novembro, mantendo a sexta marca mais visitada dentro do setor. Mas a mudança mais significativa está no Share of Search: se a Amazon Brasil permanece a marca mais citada nas buscas entre todos os setores, com 61% de pesquisas diretas, duas marcas surgiram no indicador em novembro: a Vivara, de Joias e Relógios, com 47% das citações, e a RiHappy, do setor Infantil (45%). Em ambos os casos, os resultados se explicam principalmente pela demanda mais alta durante a Black Friday, mas também na antecipação de compras do Natal – onde, segundo pesquisas, joias, bijuterias, mas também brinquedos, tendem a ser os presentes mais comuns.

É curioso, apesar disso, que o grupo Infantil tenha ido mal em novembro, com queda de 2,6% no tráfego total. Vale lembrar que o e-commerce brasileiro tem registrado faturamentos no azul desde agosto. “Agora é hora de analisar todos esses desempenhos e entender como eles podem se transformar em ideias para sustentar alguns padrões no futuro.