Como fazer promoção – 7 dicas e ideias perfeitas

Como fazer promoção - 7 dicas e ideias perfeitas

Como fazer promoção – 7 dicas e ideias perfeitas

Promoção memorável para sua loja virtual

Como fazer promoção. Algumas estratégias para e-commerce | loja virtual são tão geniais que muitos empreendedores se perguntam: é possível aprender como fazer promoções memoráveis ou elas são uma realidade apenas de empresas com grandes orçamentos de marketing que contratam agências especializadas?

Como fazer promoção - 7 dicas e ideias perfeitas
Como fazer promoção – 7 dicas e ideias perfeitas

A resposta, felizmente, é que o fator de sucesso não está necessariamente ligado ao quanto se investe para promover seus produtos. E sim, em direcionar sua mensagem para os clientes certos, no momento e nos lugares oportunos.

Quer ver como isso é possível? Reunimos neste post 7 dicas e ideias incríveis que podem turbinar suas vendas online. Confira!

1. Ofereça frete grátis ou reduzido

Um dos motivos pelos quais clientes desistem da compra é o frete cobrado pelo envio. Segundo o relatório E-commerce Trends 2017, 14,3% dos entrevistados disseram não ter concluído a negociação por causa do custo para receber seu produto em casa.

Se clientes não gostam de pagar o frete, os empreendedores também não desejam assumir um custo que vai reduzir seus lucros, certo? Mas com estratégias simples, é possível compensar no volume de vendas. Algumas ideias são:

  • oferecer frete grátis para determinados produtos. O cliente poderá aproveitar a oportunidade para selecionar outros produtos, por exemplo;
  • condicionar a exclusão da cobrança para um valor de compra específico, o que é outro incentivo para aumentar o volume de compras; e
  • criar um valor único e reduzido para todos os fretes, com apelo visual, como R$9,99, por exemplo. Será um bom incentivo para os clientes e terá um impacto menor na margem de lucros.

2. Crie cupons de desconto para sua loja virtual

A lógica por trás dos cupons de desconto é o direcionamento, ou seja, é preciso definir quais potenciais clientes receberão o benefício. Sejam os seguidores de uma rede social. Sejam clientes de um parceiro de negócios. É importante direcionar para um grupo com grande potencial de conversão de vendas, e claro, de fidelização.

Oferecer descontos de produtos de beleza para mulheres de certa faixa etária, por exemplo, é muito mais eficiente do que para o público em geral, que inclui crianças e homens.

3. Estude dados sobre seus clientes para saber como fazer uma promoção personalizada

Para definir essas segmentações, é preciso analisar e criar um perfil do cliente ideal. Determinar seu comportamento de compra, redes sociais que frequenta, e, a partir daí, criar uma buyer persona.

Essa representação do cliente ideal do negócio permitirá que novas promoções e até a forma de se comunicar com o público pelas redes sociais sejam mais personalizadas e eficientes.

Ao criar uma oferta para o público jovem, por exemplo, palavras rebuscadas e formais podem repelir naturalmente os interessados, que não se identificarão com o estilo do e-commerce | loja virtual.

Um bom exemplo de posicionamento é o do brechó virtual Enjoei. Usuários podem se inscrever para vender e comprar produtos, e o site lucra ganhando uma parte dos valores das transações. Seu público valoriza o consumo sustentável, peças com apelo sentimental que relembrem a infância ou pessoas queridas, como brinquedos antigos e pinguins de geladeira, e que, além disso, não sejam caras.

Nas descrições de produtos, newsletters e banners do site, a linguagem valoriza esses pontos e faz com que seus usuários se sintam representados. Como consequência, muito mais negócios são gerados.

4. Explore datas comemorativas e faça parte da Black Friday

Datas comemorativas que movimentam o comércio como Black Fridays também atingem em cheio os e-commerces | lojas virtuais. No entanto, como existe a barreira da distância, explorar esses eventos exige promoções mais atrativas e coordenadas com datas de entregas interessantes.

Em outras palavras, crie ofertas que atraiam os clientes para adquirir seus produtos com antecedência. Ofereça benefícios como prazo de troca estendido e embalagem especial.

Uma boa dica para essa estratégia é personalizar o e-commerce | loja virtual, seus banners e também as interações das redes digitais. Na Páscoa, mesmo que o produto da loja virtual não seja diretamente ligado a chocolates, usar referências da data pode envolver e atrair os visitantes.

5. Utilize descontos progressivos para aumentar o ticket médio de compra

Descontos progressivos ou do tipo “pague 2 e leve 3” também têm um apelo interessante no e-commerce | loja virtual. Isso porque as pessoas que preferem fazer compras pela internet valorizam o tempo e o conforto que têm para escolherem seus itens.

Ao oferecer a possibilidade de levar mais ou por menos, a tendência é que elas sintam mais prazer durante a escolha e fechamento da compra. Além de satisfazer o público com seus produtos, a experiência de compra também favorecerá sua fidelização.

6. Faça eventos e concursos

Criar concursos e eventos que envolvam os clientes diretamente com o e-commerce | loja virtual é uma estratégia que:

– Fortalece a marca e gera assunto nas redes sociais.

Sorteios de prêmios e concursos culturais oferecidos para os compradores de determinado produto ou período podem incentivar as vendas e ainda criar mais engajamento e vínculo com a loja.

7. Promoções-relâmpago que envolvam causas sociais

Anunciar e criar promoções-relâmpago também é uma forma de incentivar as compras. Nesse momento, em que clientes estão online, incentive que eles revisitem a loja virtual para saber sobre novas oportunidades.

Como fazer promoção. Uma boa prática é associá-las com posicionamentos sociais, destinando parte dos lucros para alguma causa que a loja virtual apoia. As novas gerações de consumidores demonstram maior interesse e fidelização com empresas e lojas que tenham uma mesma filosofia.

Comemore o aniversário do e-commerce | loja virtual e aproveite esse apelo social. Inclusive, é uma forma de fazer com que os clientes aguardem essas datas. Priorizando comprass naquele período e indicando/incentivando amigos e conhecidos a apoiarem a causa.

Além de fazer um bem a terceiros, isso favorece as vendas do e-commerce | loja virtual e o relacionamento com seus clientes, ou seja, todos saem ganhando.

Além de saber como fazer promoção, é importante melhorar a forma de se relacionar com os clientes nas redes sociais. Investir em estratégias como links patrocinados e remarketing podem, atrair o comprador que tenha desistido da compra durante o processo.

Uma boa prática para seu negócio? Criar conteúdos otimizados para manter o engajamento do público e conquistar novos leads para sua loja virtual. Quer saber mais sobre elas e outras estratégias para potencializar suas vendas? Acompanhe nossas novidades pelo Facebook ou acesse nossos projetos e materiais ricos no Instagram.