Seja qual for o ramo de atuação, qualquer profissional, para aprender algo, precisa estudar, ler, pesquisar.
Com os designers, não poderia ser diferente. Por isso, no post de hoje, preparamos uma lista com 4 livros de design inspiradores e indispensáveis para quem cursa a faculdade, é curioso e apaixonado pelo tema, ou que precisa de uma ajudinha técnica pra apresentar um bom trabalho, mas não sabe como deixá-lo esteticamente profissional.
Na lista, há livros para designers, para quem ainda quer ser um, e, também outros escritos especialmente para leigos que querem conhecer um pouco mais o maravilhoso universo do Design. Vamos lá?
1 – Sintaxe da linguagem visual – Donis A. Dondis
Típico livro de design para deixar na cabeceira da cama, sempre à vista e fundamental para estudantes do curso de Design, daqueles que são utilizados logo no início do curso e no decorrer da vida acadêmica e profissional.
De início, pode ser uma leitura um pouco pesada. Entretanto, o livro explora a discussão sobre a linguagem visual quase que em sua totalidade.
Tudo tem um porquê, e a autora Dondis explica a história contada por trás de cada detalhe, ajudando o leitor a compreender as mensagens que constam por trás dos elementos que caracterizam uma mensagem visual – desde a definição de cores e seus diferentes tons à diagramação e tipografia que melhor se adéqua à mensagem que você deseja transmitir.
2 – Design para quem não é designer – Robin Williams
Robin Williams escreve este livro principalmente para os iniciantes, e, portanto, esse é um título destinado para toda e qualquer pessoa que precisa criar uma página com uma boa estética, mas não tem a técnica necessária para tal.
Não importa a sua formação, se você é estudante ou empresário.
O livro tem uma linguagem divertida, direta, prática e sucinta. Explica o conteúdo com situações do dia a dia de maneira que lhe faz o leitor entender a extrema importância da entrega de um trabalho bem estruturado, limpo, organizado, de forma convidativa e super criativa.
3 – O design do designer – Lígia Fascioni
Livro de design recheado de reflexões, críticas e ideias dissertadas de forma clara, descontraída e muito prazerosa de ler.
Indicado para estudantes, profissionais e curiosos em geral, nele, a autora reúne artigos de seu blog semanal especializado em comunicação e marketing.
O livro abrange temas variados e que falam sobre o que é ser designer e o conceito do design no dia a dia. A partir dele, os leitores desenvolvem um lado mais crítico sobre o complexo e apaixonante mundo do design.
4 – Diseño gráfico para la gente – Jorge Frascara
Leitura leve e de fácil compreensão, o livro prende a atenção intercalando textos com imagens. Intitulado “Design gráfico para as Pessoas”, ele abrange a comunicação visual com ênfase na promoção de produtos e serviços de consumo.
O autor mostra que o desenho, a comunicação visual e os problemas sociais existentes caminham juntos.
Conversa e confronta a realidade e a prática em toda sua complexidade, de forma a analisar a maneira com que o design de comunicação opera.
Além disso, o livro abrange a função do designer de comunicação visual, os métodos mais adequados para se trabalhar, as estratégias de comunicação e uma análise sobre o setor.
Boa leitura!